Duas estudantes de design resolveram se juntar para juntas criarem algo que até hoje ninguém conseguiu criar, capacetes “invisíveis” para ciclistas. E neste momento você deve ter se perguntado: Mas espera aí, como assim? Não, você não leu errado, o capacete é realmente invisível.

Seu funcionamento consiste no acionamento de um airbag que fica escondido em um acessório que o ciclista deve usar no pescoço. O acessório é equipado com sensores que identificam uma mudança brusca de aceleração nos movimentos do ciclista. Ao identificar esta mudança, o dispositivo é acionado e o acessório se transforma em um colchão de ar que envolve praticamente toda a cabeça do ciclista em fração de segundos, protegendo-a contra impacto.

“Capacetes de bicicletas sempre foram desconfortáveis, parecem cogumelos duros que temos que carregar na cabeça,” disseram as estudantes. “Pensávamos que se conseguíssemos criar isso, seria revolucionário”, completam. E conseguiram!

Elas contaram com a ajuda de um especialista em acidentes e traumas de cabeça e passaram a estudar o comportamento dos movimentos dos ciclistas, simulando diversas situações de acidentes, para que pudessem descobrir em que situações o “capacete de ar” seria acionado ou não. O estudo durou cerca de 7 anos, até conseguirem chegar a um modelo ideal que funciona.

Não há informações se o capacete já está à venda ou quando ele será encontrado nas lojas, mas realmente trata-se de uma invenção revolucionária! Veja a seguir um vídeo criado por elas de apresentação de seu projeto. Avance até os 2:22 do vídeo para ver o capacete em ação.

[Via]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link