Quanto custa um servidor de GTA RP? Descubra

Mesa de gamer e PC Gamer
Foto: Fox | Pexels

Quanto vale para ter o próprio “espaço” dentro de um jogo e criar as próprias estratégias para divertir a si mesmo e a comunidade? A Betway, site de eSports bets, foi em busca dessa informação e divulgou um levantamento exclusivo sobre por que o GTA RP não para de crescer.

Lançado há poucos anos, o jogo é uma versão do tradicional GTA (Gran Theft Auto). A diferença principal é que o RP (Roleplay) conta com a participação da comunidade e não é oficial da produtora. Aliás, quem quiser pode ter o próprio servidor e lançar uma modalidade. Porém, para fazer isso de maneira completa, e permitindo que um grande público participe, é necessário desembolsar aproximadamente R$ 20 mil. Entenda.

Servidor para GTA RP: Por que o investimento é tão alto

GTA RP Roleplay
Imagem: Reprodução | Farmando

Quem tem costume de jogar sabe que há situações que são cobradas. Dependendo da franquia, é necessário pagar para obter um recurso ou ferramenta especial. Sem contar que existem opções completamente pagas. No entanto, o custo não costuma ser alto e é per use (por uso). No GTA RP, para ter um servidor é diferente. Como isso significa começar uma espécie de novo jogo, é preciso contratar uma equipe que fará as construções necessárias e uma plataforma.

Para entender melhor, basta pensar no mercado mobiliário. Uma pessoa pode morar de graça na casa de um amigo ou pagar aluguel. Porém, se ela quiser construir a própria casa do jeito que sempre sonhou, ela terá que ter um terreno e profissionais, como arquitetos e engenheiros. O custo para levantar um imóvel do zero é maior do que para usar.

No GTA RP, os R$ 20 mil pagam a equipe que irá envolvida para criação da nova modalidade e do sistema por trás. Até é possível gastar bem menos, porém, a experiência será limitada. Afinal, os profissionais irão trabalhar menos e haverá menos recursos.

Um ponto importante do jogo é a sua plataforma. Não basta colocar o jogo no ar, ele precisa estar em um ambiente que suporte um grande volume de acessos. Se isso não for possível, a experiência dos participantes será prejudicada.

Como obter retorno financeiro

Embora exista um investimento alto para ter o próprio servidor, ele pode ser revertido em moeda do mundo real, NFT (um tipo de token) e publicidade. Grandes empresas como Tinder, Banco do Brasil e BMW estão investindo no universo GTA RP, então, é possível vender espaço para que as marcas divulguem produtos e serviços.

Para entrar nesse universo, existem alguns aspectos que precisam ser considerados, segundo estas informações da Betway:

  • Escolher uma plataforma: a mais utilizada é a FiveM, mas é possível optar por outra, assim como é provável que surjam outras em breve;
  • Determinar a proposta: todo o jogo tem um objetivo principal, como desvendar um mistério ou entreter. Essa questão precisa ser decidida previamente;
  • Escolher a hospedagem: é onde o jogo ficará alocado e deve atender ao tamanho do público, ser ser segura e de fácil usabilidade;
  • Modificar o mapa: isso pode ser feito do zero ou a partir de um já existente;
  • Definir as estratégias: o que será necessário para participar do jogo?

Outro passo importante para ter um servidor GTA RP é pesquisar o mercado. Olhar e jogar os principais jogos é uma forma de entender o que faz mais sucesso. Afinal, o que se espera é ter o apoio de um grande público.

O GTA RP surgiu para revolucionar a forma como se pensa o mercado de games. Da mesma forma que as pessoas ganharam voz com as redes sociais, os jogadores e interessados agora têm a oportunidade de investir no setor de que gostam por meio de um servidor próprio.

Veja também: Os 11 melhores e mais engraçados MODs já criados para GTA

AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

  • • veja também: