Guia de Trabalhos Acadêmicos: Como Escrever a Monografia Perfeita

Dentre os diferentes tipos de TCC (trabalho de conclusão de curso), monografias – de diferentes tipos – estão entre os mais cobrados. De maneira específica, é possível definir o que é uma monografia a partir dos diferentes tipos e classificações existentes de monografia. 

No entanto, de maneira generalizada, é possível descrever o trabalho de monografia como uma pesquisa individual orientada para o conteúdo entretido pela grade curricular do seu curso. Ou seja, uma monografia é um trabalho especializado de escrita ou exposição voltado para um único assunto ou aspecto de um assunto, muitas vezes por um único autor ou artista, e geralmente sobre um assunto acadêmico.

O que diferencia uma monografia de um artigo de pesquisa é, em grande parte, o comprimento, pois é consideravelmente mais longo, sendo mais próximo à forma de um livro. 

Agora que você já sabe o significado de monografia e características da monografia, entenda o que é cada um dos diferentes tipos de monografia, listados a seguir:

Monografia de pesquisa de campo

Monografias centradas em pesquisa de campo correlacionam com o conceito de análise observacional baseada na coleta de dados. 

A pesquisa de campo difere da pesquisa científica a partir da não-utilização do método científico de maneira apropriada, afinal, a pesquisa de campo não é realizada em um ambiente controlado, decorrendo da observação.

Monografia de compilação

A monografia de compilação propicia aos alunos responsáveis a oportunidade de ilustrar um tema, de maneira aprofundada, destacando as suas habilidades de consulta à bibliografia especializada.

Basicamente, esse tipo de monografia envolve a opinião de diversos autores em relação a um tema específico em formato de compilado, já entregue pelo nome “monografia de compilação”.

Monografia científica

A monografia científica, tem partes de monografia que se assemelha à de pesquisa de campo. No entanto, um aspecto fundamental diferencia os dois tipos de monografia, sendo esse o método de pesquisa. 

A pesquisa utilizada como fundamento para a monografia científica tem como base o método científico, o qual envolve pesquisas realizadas em ambiente controlado. Além disso, outros materiais como relatórios de pesquisa são utilizados no corpo do texto e bibliografia da monografia científica.

Guia de Trabalhos Acadêmicos: Como Escrever a Monografia Perfeita
Foto: Elnur | Depositphotos

Agora que você já sabe os diferentes tipos de monografia, é importante identificar qual é mais propício para o desenvolvimento do seu trabalho. A partir de então, lembre-se de ater-se às normas da ABNT e às instruções de seu instrutor/regulamento aplicado pelo seu curso voltado para a confecção das monografias.

Mesmo que os requerimentos variem segundo o curso, geralmente a estrutura de uma monografia envolve os seguintes elementos:

Parte externa:

  • Capa 
  •  Lombada 

Parte Interna:

  • Elementos pré-textuais. 
  • Folha de rosto 
  • Errata 
  • Agradecimentos 
  • Resumo na língua vernácula

Com isso você já sabe quais são os elementos de uma monografia. Porém, o escopo de escrever e publicar uma monografia é bastante vasto (como você provavelmente já percebeu), por isso, caso o conceito de monografia ainda seja novo para você, é melhor focar em explorar apenas os fundamentos do desenvolvimento de uma monografia.
Para acostumar-se com esse tipo de material, é recomendado que visite websites de repositórios de monografia universitários e leia os trabalhos publicados. Além disso, repositórios são úteis na hora de construir o seu repertório bibliográfico devido à alta disponibilidade e diversidade de anos de trabalhos acadêmicos acumulados.

Conclusão

Não há uma maneira única de escrever uma monografia ou etapas que possam ser aplicadas de maneira universal para trabalhos do tipo. No entanto, se você entender a estrutura de monografia e tema no qual seu trabalho se encaixe, você terá uma ideia melhor de como ela pode ser melhor organizada, acelerando o processo de escrita e criação. Os seus professores e colegas também, é claro, serão particularmente úteis ao sugerir maneiras de apresentar sua pesquisa e sugerindo edições e adições construtivas. Boa sorte com a sua monografia!

[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

• posts recentes

• recomendados para você:

About this. | Saiba mais sobre estes links aqui.

• parceiros:

• veja também:

• publicidade: