Dirigir no trânsito das grandes cidades no horário de rush pode ser estressante. A menos que você esteja em Amsterdã, onde as bicicletas – e não os carros – são as responsáveis por “entupir” as ruas. Um vídeo que acabou se tornando viral na Europa mostra que em Amsterdam, Holanda, a cidade mais amiga do ciclista do mundo, os ciclistas se alinham em filas nos semáforos. Mesmo com um certo congestionamento, o timelapse prova o quanto o ciclismo é um transporte mais eficiente para as cidades. Assista ao vídeo a seguir:

Ainda não entendeu? Troque todas estes ciclistas da imagem acima por carros, e imagine o quão grande seria o tamanho da fila! “Se todas essas bicicletas fossem carros, talvez não chegaríamos a lugar algum”, diz a descrição do vídeo no Youtube.

De acordo com um relatório de 2013 publicado no New York Times, estima-se que as bicicletas superam os carros na cidade em uma proporção de 4:1. Estatísticas recentes dizem que que há cerca de 881 mil bicicletas em Amsterdã – sendo que a população da cidade é de 821.752 habitantes.

Paulistanos, tomem nota!

[mashable]

veja também:
comentários