Como Jogar Paciência Clássica Online

Como Jogar Paciência Clássica Online
Foto: Hedgehog | Adobe Stock

Existem dezenas de formas de se jogar paciência. Versões com mais baralhos, pilhas verticais em vez de alinhadas, com cartas abertas, cartas fechadas, etc. Porém, mesmo com tanta variedade, é praticamente impossível competir com a popularidade do bom e velho jogo de paciência clássico. Continue conosco e aprenda tudo que você aproveitar na modalidade online, sem abandonar as raízes deste jogo secular.

Das Prisões Para o Mundo

Ninguém sabe ao certo quando surgiu a versão original do jogo. Existem fontes históricas que apontam para as prisões francesas do século XVIII. Segundo esta teoria, o jogo teria sido inventado por prisioneiros da Revolução Francesa, para passar o tempo. Outra linha aponta para Klondike, Canadá, no século XIX, já que a versão mais popular do jogo leva o mesmo nome da cidade canadense.

Na verdade, as regras são tão simples e intuitivas que o jogo pode ter surgido em qualquer lugar. Hoje em dia, não há quem não saiba jogar paciência, ou mexer num mouse. Jogue Paciência Clássica online para treinar o raciocínio lógico, revisitar memórias, ou simplesmente, passar o tempo. 

O Que Você Vai Precisar para Jogar Paciência

Você pode jogar paciência online através do seu smartphone, tablet, laptop ou PC; basta ter acesso à internet. Naturalmente, você não precisa de um computador gamer ou celulares de última geração para aproveitar este jogo. Mesmo os gráficos mais elaborados vão apresentar apenas um baralho de 52 disposto sobre uma mesa.

Nos tempos modernos, o jogo ganhou uma injeção de popularidade, quando foi incluído no Windows em 1990, pela Microsoft. Tornou-se o principal passatempo de quem aguardava a nada saudosa internet discada conectar, mas, na verdade, a versão da Microsoft foi desenvolvida para que os usuários pudessem treinar a utilização do mouse.  

Além de encontrar aplicativos para download na Play Store e App Store, existem diversas plataformas que te permitem jogar direto no navegador, tanto em dispositivos móveis quanto computadores. Você pode também jogar através do seu videogame. Ainda nos anos 90, o jogo ganhou uma versão para Super Nintendo, chamada Super Solitaire.

Regras

Uma das melhores coisas de jogar paciência online é que você não precisa ser um expert nas regras. O próprio software se encarrega de aplicar todas as regras, garantindo que o jogo transcorra dentro dos moldes tradicioais. Mesmo assim, convém conhecer o que você pode e não pode fazer, para aproveitar melhor a experiência de jogo, além de aumentar suas chances de sucesso. 

É preciso apenas um baralho com todas as cartas, exceto curingas. Após embaralhar as cartas, você dispõe sete colunas em ordem crescente, da esquerda para a direita. Na primeira coluna, haverá apenas uma carta, na segunda, duas, e assim por diante, até chegar a uma coluna de sete cartas, todas viradas para baixo. Após distribuir as colunas, a primeira carta de cada coluna deve ser desvirada, inclusive a carta da primeira coluna. 

O resto das cartas formam o monte do jogador, que pode tirar dali outras cartas para suas combinações. As cartas devem ser alternadas entre pretas e vermelhas e alinhadas em ordem decrescente. É possível também mover uma sequência de uma coluna para outra, observando a regra anterior, para desvirar uma carta, ou simplesmente reorganizar o jogo. Ganha quem desvirar todas as cartas e organizá-las por naipes, em ordem crescente, em quatro pilhas diferentes. 

Estratégias

Estatisticamente falando, 80% das partidas de paciência podem ser vencidas. Apesar do alto índice, isso significa que nem sempre a sua melhor estratégia será suficiente. Mesmo assim, uma abordagem mais racional do jogo pode aumentar suas chances de êxito consideravelmente. 

Embora este jogo não seja competitivo, já que envolve apenas um jogador, você pode disputar resultados com outros jogadores da mesma plataforma. Dessa forma, a tradicional “solitária” ganha a companhia de dezenas de milhões de entusiastas deste clássico, ao redor do mundo. Ou seja, mais um motivo para você aprimorar seu conhecimento sobre o jogo. Confira algumas dicas abaixo.

Faça as Contas

Ainda que o componente Sorte te faça companhia nessa jogatina (ou não), a maioria dos jogos pode ser resolvido, com alguma cautela e planejamento. Evite fazer jogadas por fazer, sem objetivo. Você vai encontrar situações em que existem várias jogadas possíveis, mas algumas são mais promissoras do que outras. Procure por combinações que te permitam desvirar uma carta da mesa ou abrir uma coluna. 

Crie Oportunidades

Quanto mais jogadas você puder fazer sem recorrer ao seu monte, melhor. Por isso, dentre as jogadas possíveis, prefira aquelas que possibilitem a criação de novas jogadas e combinações. Ou seja, busque criar situações onde você possa abrir uma nova carta da mesa ou esvaziar uma coluna completamente.   

De Olho Nas Pontas

Ases e reis são cartas cruciais neste jogo. Ases, porque iniciam as pilhas para onde todas as outras cartas devem ir. Reis, porque são a última carta dessas pilhas. Por ser a carta mais alta, o rei não pode ir abaixo de nenhuma outra carta. Isso significa que se houver um rei na ponta de uma fileira, será necessário vagar uma coluna inteira, para que o rei possa ser movido para lá.

Volte Atrás

Se você ainda está se acostumando com o jogo, ou voltou a jogar depois de muito tempo, não há mal nenhum em desfazer uma jogada ruim. A maioria dos jogos de paciência online oferecem a opção de desfazer uma jogada (undo). Dessa forma, você pode aprender um pouco mais sobre o jogo e manter suas chances de vitória.

Outras Opções

Se você já joga paciência clássica e quer variar um pouco a jogabilidade, exitem inúmeras versões diferentes. Ainda no ambiente Windows, você pode encontrar Spider e Freecell. Ambos são baseados nos princípios da regra clássica. Em 2015, a Microsoft resolveu comemorar os 25 anos de lançamento do jogo para Windows, promovendo um torneio internacional, que contou com a participação tanto de funcionários da empresa, quanto da comunidade gamer.

Porém, no caso da Spider, o jogo utiliza dois baralhos, enquanto no Freecell, todas as cartas estão abertas na mesa. Aliás, o Freecell é um dos jogos onde há a maior chance de ganhar: 99%, para os mais experientes. Já no Spider, as chances são de aproximadamente 33%.

Virando o Jogo       

A popularidade da boa e velha solitária vem sobrevivendo ao passar dos séculos e às inovações tecnológicas, e não deve sair do gosto popular tão cedo. A Microsoft tem enorme participação na popularização do jogo e suas versões. 

A versão de Bill Gates fez tanto sucesso que um designer chegou a criar um baralho inspirado nos gráficos pixelados do Windows 98. O primeiro lote, com 500 unidades, esgotou rapidamente. Na internet, você vai encontrar todo tipo de design e tema, podendo inclusive personalizar o seu jogo conforme as suas preferências. Escolha sua opção favorita e divirta-se, tanto sozinho, quanto competindo com amigos!

[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

• posts recentes

• recomendados para você:

About this. | Saiba mais sobre estes links aqui.

• parceiros:

• veja também:

• publicidade: