Lembra daquela luminária da Pixar que se mexia naquela pequena animação de introdução dos filmes da empresa? Alguns estudantes da Universidade Victoria de Wellington, Nova Zelândia, resolveram criar uma réplica robótica de uma luminária muito parecida com aquela.

A luminária criada por eles foi apelidada de Pinokio. Ela é capaz de interagir com quem estiver em sua frente e possui comportamentos próprios muito interessantes, como por exemplo curiosidade, teimosia, entre outros. Para dar vida ao Pinokio deles os estudantes utilizaram seis servos motores, um processador Arduino, uma webcam, captadores de áudio e algum tempo dedicado em programações. O resultado você confere no vídeo a seguir!

De acordo com os criadores:

“Pinokio é uma real exploração dos potenciais expressivos e comportamentais da computação robótica. Códigos de computador personalizados e projetos de circuito eletrônico embutidos na luminária dão a ela a capacidade de ser consciente interagindo com o que estiver ao redor, especialmente com pessoas, além de expressar uma enorme gama de comportamento dinâmico”. “Partes de seu comportamento são parecidas com o de animais, despertando a simpatia emocional do ser humano.”

Esta não é a primeira vez que tentam criar uma réplica animada da luminária com Arduíno, mas pelo que percebemos no vídeo os resultados atingidos desta vez foram satisfatórios. Só faltou fazer ela pular como na animação, mas quem sabe um dia…

[Geeky-Gadgets]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link