Se você gosta de ilusões de ótica vai adorar esse post. Abra os olhos e deixe expandir sua mente. Visualize um mundo no qual a gravidade não é um obstáculo acima da lógica. Tente adivinhar (sem trapacear, claro) quais edifícios dessa lista abaixo são reais e quais são falsos. Escreva seu palpite nos comentários e vamos ver quem consegue acertar todos. Esperamos sua participação!
1. Um corte ao meio
Obra do britânico Alex Chinneck, trata-se de um edifício que aparentemente está suspenso sobre o nada.
2. Um bloco parasita
Como um parasita, acoplado aos edifícios que o acompanham e aproveitando-se deles, assim levantam-se esses escritórios, cujo aspecto inclusive desperta a ideia de um ser vivo inerte. Surgindo entre blocos completamente retangulares, as sinuosas formas desse edifício quebra uma estética convencional e a ordem estabelecida.
3. Um desenho solar
Circular, moderno e futurista. Quando alguém imagina futuras e possíveis colônias humanas em marte, imagina-se vivendo em lugares assim. Na realidade, pretende assemelhar-se a um sol nascente, por isso seus materiais refletem tudo o que o rodeia, potencializando os raios de luz que tocam sua superfície.
4. Um edifício em 90º
Inclinado, descansando sobre um de seus lados, como se o próprio edifício sentisse curiosidade em conhecer o espaço que o rodeia, tenta espionar o mundo desafiando as leis da física. Uma dobra de 90 graus marca a fronteira entre o real e o imaginário, convertendo a experiência de caminhar embaixo de sua sombra algo único.
5. Um queijo gigante
Como se fosse uma porção de queijo gruyer, essa construção ortogonal levanta-se em formas quadradas interferidas por infinitas aberturas circulares. A luz e o espaço convertem-se em protagonistas em uma fortaleza que por seu desenho e cor, é impossível que escape de vista.
6. Já chegou o disco voador!
A forma circular dessa construção pode ter diferentes interpretações. O arquiteto que idealizou o desenho fala de uma flor, com seu caule e aberta para o sol e para a luz. Mas também é verdade que uma mente condicionada pelo consumo da ciência de ficção talvez possa ver em suas linhas a textura e materiais de um disco voador. Aposto que sabe a resposta desse!
7. Design de calibre
O arquiteto desenha, anota e dispara com seu lápis os traços de um projeto intangível. Uma arma de fogo empresta sua forma a um amontoado de concreto e vidros, levantando assim um edifício imponente e singular. Em qualquer caso, uma construção não apta para pacifistas convencidos.
8. “É difícil” dos sonhos
Mais para sonho do que para algo real, este desenho assemelha-se a uma representação dos sonhos de três cornetas apontando para o céu. Suas cores e texturas, assim como suas formas, provocam um fascínio que o torna irresistível para os sentidos.
9. “Manhê, a casa derreteu!”
Respondendo aos estragos que o verão causou, a orgânica fachada dessa casa derreteu até o ponto de descobrir sua parte superior. E claro, não pergunte de que maneira deve-se entrar agora na casa, levando em consideração que a porta agora aponta diretamente para o chão.
10. Um prédio de apartamentos na diagonal
Longe de acomodar-se a comum verticalidade, esse prédio de apartamentos organiza-se diagonalmente. Nesse caso, as varandas convertem-se praticamente em anfitriãs suspensas no ar, quebrando completamente os esquemas arquitetônicos de construção.
11. Um castelo equilibrista no paraíso
Quem nunca sonhou alguma vez em ter uma casa na praia, na qual desfrutar da paisagem enquanto toma um mojito? Pois os habitantes desse espetacular castelo podem fazer isso diariamente e sem medo da maré subir. Mas também, se você costuma ter um pouco de vertigem, essa pode não ser a melhor opção para você.
12. Não, você não está bêbado
Volúvel e maleável, essa casa parece ter saído diretamente do mundo dos desenhos animados. Firme em seus cimentos mas com linhas tortas, suporta seu próprio peso enquanto parece se balançar como uma gelatina, sempre a ponto de derramar-se sobre si mesma.