Tendências nos Serviços de Streaming e no mundo dos Vídeos que Valem a Pena Ficar Sabendo

Serviços de Streaming OTT
Foto: Freepik | Rawpixel

A partir de 2021, a tecnologia de vídeo, incluindo os serviços de streaming, cresceu enormemente em proeminência, sem sinais de diminuição. Com cerca de 82 por cento dos usuários possuindo pelo menos um dispositivo habilitado para internet e 60 por cento dos adultos transmitindo um vídeo em um dispositivo compatível com a Internet, é evidente que a grande maioria das pessoas está procurando por uma experiência de vídeo mais imersiva.

No entanto, experiências vinculadas à TV não são as únicas coisas que acontecem no mundo do vídeo, da tecnologia e dos serviços de streaming. Os avanços mais recentes em streaming são uma mistura de criações visíveis e não vistas para o usuário final, que acabaram oferecendo um impacto negativo nas operações corporativas, como grandes canais de TV. Os dispositivos estão cada vez mais entregando conteúdo de grande qualidade, experiências mais intrigantes e a velocidades vertiginosas para os usuários.

Os últimos anos têm sido uma montanha-russa, pois a maioria de nós está ansiosa para deixar o passado para trás. Nossas vidas sociais sofreram por causa da pandemia. No entanto, a mesma pandemia resultou em um enorme crescimento no consumo de vídeo nas principais plataformas de OTT com despesas mínimas de UX / UI.

O setor de streaming testemunhou um crescimento sem precedentes em 2020-21. Os primeiros dias de lockdown aceleraram a adoção digital pelo consumidor e comercial em 5 anos, com conteúdo gerado pelo usuário, videochamadas pelo Zoom, consultas médicas feitas por videochamadas, etc. Então, qual é o futuro da indústria de streaming? Vamos começar com a lista abaixo.

1. Tendências nos serviços de streaming e inovações no mundo dos vídeos para 2022 em diante

Tendências nos Serviços de Streaming e no mundo dos Vídeos que Valem a Pena Ficar Sabendo
Foto: Freepik | DCStudio

Para garantir que os espectadores continuem a ter uma experiência de alta qualidade, os editores de vídeo devem permanecer inovando e envolvidos com seus usuários finais. Para conseguir isso, o setor está abordando a inovação em fluxo contínuo por dois motivos:

  • Com os novos recursos voltados para o consumidor, os recém-chegados terão uma experiência geral melhor;
  • Fluxos de trabalho de back-end que foram aprimorados e maximizaram a eficiência operacional.

Começaremos então com quatro das inovações de streaming mais interessantes que buscam aprimorar ou elevar a qualidade da experiência do cliente a altitudes totalmente novas:

1.1 Mais dispositivos compatíveis com 4K+

O setor de conteúdo realmente não é o único que finalmente conquistou a sede do público por dispositivos de qualidade 4K. Importantes empresas de eletrônicos de consumo estão agora oferecendo fones de ouvido com capacidade de 4K, ou superiores, a custos mais acessíveis a partir de 2021.

Embora o veredicto sobre a eficácia e a qualidade dos fones de ouvido de 8K ainda não tenha sido decidido, a promessa de mais dispositivos de alta resolução é um desenvolvimento empolgante para ambos os fabricantes de vídeo, desenvolvedores e clientes. A responsabilidade agora recai sobre as tecnologias de back-end para facilitar a entrega de conteúdo de qualidade 8K. Prevemos que a introdução de futuros codecs como VVC e LCEVC facilitará as perspectivas contínuas de dispositivos 4K ou superiores.

1.2 Experiência de visualização sincronizada

Na última década, as plataformas OTT cresceram em popularidade como uma forma inteiramente nova de experiência social. Os espectadores não são mais limitados aos horários de exibição ou aos cinemas para ver o próximo grande filme ou série de televisão.

Com a disponibilidade do VoD, a noção de watch parties, também conhecidas coloquialmente como “Netflix and Chill”, cresceu em popularidade. No entanto, a pandemia de 2020/21 resultou em um aumento na mais recente experiência social visual, a “Visualização Sincron3izada”, na qual os clientes veem as mesmas informações ao mesmo tempo e participam de algum tipo de envolvimento adicional entre si (ex: chat , videoconferência, etc.).

A visualização sincronizada cresceu primeiro em sites de redes sociais (com as últimas adições ao LinkedIn), mas se expandiu em popularidade quando as pessoas não conseguiam se encontrar ou comparecer a eventos ao vivo e teatros com amigos próximos e familiares. No entanto, essa é uma tendência que muitas plataformas de streaming estão percebendo e pretendem implementar nativamente em outras plataformas também.

A maioria dos usuários ganham com a nova experiência comunitária envolvente, enquanto os serviços de streaming se beneficiam, é claro, com a redução da pirataria.

1.3 Aumento de resolução no conteúdo

De acordo com um estudo recente, as vendas globais de TV são mais em HD ou em resolução superior (com crescimento significativo de aparelhos de qualidade 4K). No entanto, conteúdo HD e de qualidade superior só se tornaram disponíveis de forma significativa nos últimos dez anos; qualquer coisa antes disso ainda era SD.

Hoje, a maioria dos portais OTT fornece conteúdos mais antigos em nossos dispositivos com uma resolução muito mais alta. Para combater a lacuna da qualidade, alguns serviços de streaming, como o Netflix por exemplo, costumam fazer upsampling de conteúdo (por meio de tecnologia como a Super Resolution) para aprimorar a experiência do cliente, reduzindo o “ruído de fundo” para usuários regulares.

A metodologia espacial é a abordagem mais popular de upsampling, em que uma imagem de baixa resolução é aprimorada usando uma função matemática que produz uma imagem de alta resolução esperada, correlacionando imagens semelhantes de baixa resolução.

1.4 Adoção de redes 5G

As redes 5G acabaram de se tornar realidade no território brasileiro e isso deve beneficiar tanto os clientes quanto os desenvolvedores, que estão constantemente em busca de alternativas ao streaming de baixa largura de banda.

Com o 5G se tornando disponível em todo o mundo, a confluência de melhor velocidade de internet, tecnologias de codificação por título baseadas em nuvem e novos codecs garantirão que ninguém veja aquele terrível indicador de buffer novamente.

2. Inovações no back-end dos serviços de streaming

Inovações no back-end dos serviços de streaming
Imagem: Freepik | Rochak Shukla

Agora, vamos entender as inovações de streaming que aprimoram os fluxos de trabalho de back-end e aumentam a eficácia operacional. Organizações de SaaS e B2B estão desenvolvendo uma infinidade de novas soluções de back-end para melhorar o fluxo de trabalho e a eficiência, incluindo:

2.1 Adoção do SMPTE 2110 para transmissão online

Um dos meios mais antigos de consumir / distribuir conteúdo é a transmissão. Hoje, o negócio de transmissão está um pouco atrás dos pesos pesados da OTT. Portanto, a adoção do SMPTE ST 2110, o conjunto de padrões mais recente, fornecerá mais flexibilidade do que a conectividade SDI ao definir como enviar fluxos de voz / visual compactados e descompactados.

2.2 Melhorias na tecnologia de Inserção de Anúncios Dinâmicos (DAI)

A Inserção de Anúncios Dinâmicos (DAI) não é uma tecnologia moderna ou mesmo um novo conceito na indústria de vídeo; as inserções de anúncios são personalizáveis desde que o YouTube se tornou uma plataforma AVoD.

As implementações mais recentes da DAI usam as informações do usuário de maneira mais eficaz para fornecer anúncios relevantes ao espectador e ao conteúdo assistido. Os avanços na DAI estão em suas possibilidades de latência e personalização, ambas significativamente influenciadas pela IA que é incorporada a cada aspecto do fluxo de trabalho DAI.

DAIs que usam técnicas de codificação adequadas alcançam um nível mais alto de latência, uma vez que não interrompem a experiência de visualização com resoluções ou buffers de qualidade inferior.

2.3 Fluxos de trabalho de Entrega de Conteúdo Adaptável (CAD)

Fluxos de trabalho de Entrega de Conteúdo Adaptável (CAD): A forma mais conhecida é o uso de um Adaptive Bitrate Ladder (ABR), que compacta (codifica) as informações e as entrega na resolução ideal para um determinado gasto de taxa de bits.

Podemos encontrar verdadeiros avanços no setor de streaming nas muitas tecnologias que usam ABR em seus fluxos de trabalho. Isso não apenas oferece aos espectadores uma qualidade de streaming excelente, como também permite cortar custos de armazenamento e streaming de vídeo.

2.4 Experiência aprimorada com Dolby Atmos e Dolby Vision

O Dolby Atmos eleva o som ambiente para um próximo nível, incorporando profundidades de áudio e metadados espaciais aprimorados, resultando em uma experiência de som completamente envolvente. Já o Dolby Vision, aprimora a cor, profundidade, nitidez e contraste de seu vídeo, oferecendo uma experiência mais imersiva ao espectador, como se estivesse dentro do vídeo que está assistindo.

3. Conclusão

Tendências nos Serviços de Streaming e no mundo dos Vídeos que Valem a Pena Ficar Sabendo
Foto: Freepik | Irrmago

A maioria das inovações nasce de lutas e conflitos, e isso é especialmente verdadeiro para os produtores de vídeo, fabricantes de tecnologia e setores de streaming, principalmente por causa da pandemia. Por outro lado, os produtores de conteúdo em vídeo e a própria tecnologia da produção de vídeo em si estão crescendo continuamente para atender à demanda dos consumidores e à engenhosidade dos indivíduos e dos grupos.

Hoje, estamos vendo a criação de novas interações sociais virtuais (baseadas em vídeo), processos de entrega de conteúdo mais rápidos e sistemas que geram conteúdo da mais alta qualidade para qualquer dispositivo em praticamente qualquer largura de banda. Porém, mesmo apesar de tantas inovações, nossa sede insaciável por novidades tecnológicas nos leva a querer saber qual será a próxima onda de inovações de streaming, sejam experiências de conteúdo de vídeo VR / AR / 3D de maior qualidade, redes ainda mais rápidas ou algo totalmente impensável hoje em dia.

Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: