Enquanto examinavam baleias e golfinhos nas ilhas havaianas, cientistas avistaram uma criatura que nunca viram antes: um híbrido peculiar entre um golfinho e uma pequena baleia.

A primeira vez em que a espécie foi observada foi em 2017, próximo a uma base de treinamento da Marinha Americana, nas águas em torno de Kauai – um lugar conhecido como Pacific Missile Range Facility, EUA. A Marinha contratou pesquisadores marinhos do Grupo de Pesquisa Cascadia, para estudar os animais nativos daquela região. Depois de encontrar um grande grupo de baleias cabeça-de-melão, os pesquisadores marcaram dois deles, para ver aonde eles iriam. Foi então que notaram algo curioso sobre uma das criaturas. Não era bem uma baleia com cabeça-de-melão. Também não era exatamente um golfinho-de-dentes-duros, comuns na área.

Last year we posted this photo of a possible hybrid between a melon-headed whale and a rough-toothed dolphin, taken off…

Posted by Cascadia Research Collective on Tuesday, July 24, 2018

Eles coletaram alguns tecidos do animal e, depois de voltar para a costa e realizar testes genéticos, descobriram que ele não pertencia a nenhuma das espécies, mas sim de ambas. O híbrido é especialmente raro por causa de seus genes com cabeça-de-melão: “As baleias-dentadas raramente são vistas nessas águas havaianas”, escreveram os pesquisadores. Para concluir e registrar a descoberta, eles escreveram um artigo científico.

Ambas as espécies pertencem à família Delphinidae (golfinho oceânico), mas o relatório observa que as uniões entre espécies são incomuns: é apenas o terceiro exemplo registrado na família Delphinidae, e o primeiro entre estas duas espécies.

O híbrido, por mais estranho que seja, não foi expulso pelo restante do grupo. Os cientistas marcaram o híbrido com rastreamento por GPS, juntamente com um acompanhante, para ver onde eles poderiam ir, mas ele permaneceram juntos, viajando cerca de 475 milhas ao longo de oito dias, e mergulhando por milhares de metros abaixo da superfície.

[Mashable]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link