4 Dicas Essenciais Para Escolher Uma Loja Virtual

Por: - 22/11/18 às 01:15 am
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EmpreendedorismoInternet

Montar ou escolher uma loja virtual não é tarefa fácil, pois, a escolha influencia no sucesso do negócio. Entretanto, é possível aprender a fazer escolhas certas.

Uma loja virtual de sucesso deve ser bem planejada e otimizada. Além de preços e ótimos produtos a escolha da plataforma e do site é essencial.

Parabéns por você estar dedicado nos estudos e no planejamento de sua loja online. Leia este artigo e não pule nenhuma vírgula. Então, certamente você irá aprender a escolher uma loja virtual com sabedoria.

1° Dica: escolha o nicho de mercado ideal

A escolha do nicho de mercado é essencial. O nicho de mercado é o segmento que você deseja estar trabalhando. Por exemplo, se você quer alcançar pessoas que gostam de instrumentos musicais, pode vender produtos no nicho de venda de instrumentos.

Existem diversos nichos como emagrecimento, beleza e saúde, idiomas, moda, eletrônicos, informática, entre outros. Dentro de cada nicho existem os sub nichos, por exemplo, você pode entrar no nicho de instrumentos e vender apenas um produto.

No entanto, você precisa fazer uma pesquisa de mercado antes de escolher o seu nicho. Através da pesquisa você poderá saber se existem pessoas buscando o tipo de produto que você quer vender na internet.

Não adianta tentar vender um produto sem saber se as pessoas compram o mesmo na internet. Portanto, você precisa escolher o nicho de mercado com sabedoria.

Contudo, isso não é um “bicho de sete cabeças”, é só ver se existem lojas vendendo os produtos e você saberá se existem pessoas comprando os produtos de um determinado nicho. Quando o nicho é válido, quer dizer que existe a possibilidade de ser rentável. Portanto, escolha seu nicho e faça testes para validar e vender mais.

2° Dica: escolha uma loja virtual com integração para blog

Após escolher o nicho de mercado e definir os produtos que vai vender, é preciso escolher a plataforma que vai hospedar sua loja virtual na web. Uma ótima dica é escolher uma plataforma com integração para blog.

O motivo de ter um blog em sua loja virtual é simples, é através de um blog que sua loja pode atrair vários visitantes. Os blogs são ótimos pontos de venda na internet, além disso, eles funcionam como uma ferramenta do marketing de atração, o Inbound Marketing.

Nos dias de hoje, é mais fácil atrair os clientes através das pesquisas do Google. De fato, através de um blog, a cada artigo você atrai pessoas diferentes, possíveis compradores para a sua loja.

Tudo isso é possível porque através de um blog podemos escrever vários tipos de texto. Existem artigos feitos para vender, atrair e encantar pessoas. Além disso, através do blog você pode construir uma estratégia e fortalecer a autoridade da sua loja no seu nicho de mercado.

O Marketing de conteúdo e Inbound Marketing são grandes aliados das lojas virtuais. Com a criação e publicação de conteúdo de qualidade, qualquer empreendedor pode vender mais usando a internet como uma ferramenta de atração.

3° dica: analise o seu concorrente e crie um diferencial

A análise de concorrência é um passo muito importante para a escolha de uma loja virtual. Através de uma pesquisa você pode conhecer as principais lojas da concorrência, assim, você pode criar o seu diferencial.

O diferencial não precisa ser nos descontos de preços e sim na entrega de qualidade e geração de valor para os clientes. Por exemplo, se o seu concorrente possui um site, mas você percebeu que os produtos estão sempre em falta, não deixe os seus produtos faltarem.

O diferencial pode estar no visual do seu site, pois, as aparências podem atrair ou afastar clientes. Se o cliente percebe que o seu site não transmite segurança, ele sai imediatamente e vai comprar em outro site.

Como fazer a análise de concorrência? Você pode usar os mecanismos de pesquisa. Por exemplo: se você vende roupas, faça uma pesquisa e anote todos as lojas virtuais que encontrar nas duas primeiras páginas das pesquisas.

Depois você pode anotar os pontos fortes e fracos de cada loja. Assim você vai poder melhorar a sua loja para superar a concorrência em todos os pontos.

4° dica: as melhores lojas virtuais possuem sites responsivos customizáveis

A escolha da loja virtual deve ser bem pensada e o que não podemos deixar de falar é de plataformas e sites de e-commerce. De fato, as lojas que não são otimizadas, ou seja, responsivas para dispositivos móveis (mobile), perdem muito.

De acordo com dados do IBGE, existem aparelhos móveis em cerca de 92% das moradias existentes. O crescimento do acesso a internet via dispositivos como o celular e tablet é visível, basta olhar ao nosso redor.

Certamente os hábitos de compra dos consumidores também mudaram ao longo dos anos. De acordo com pesquisas feita pelo IBGE, mais de 60% das pessoas usam smartphones como uma ferramenta profissional no Brasil.

Portanto, é mais que comum comprar e vender usando um celular ou tablet. De fato, é por este motivo que você não pode deixar de escolher uma plataforma que ofereça sites responsivos para montar a sua loja online.

Dica extra: foque em melhorias constantes

Um grande erro que muitos cometem é achar que tudo está sempre bem. O fato é que no mercado online não existe nada que não possa ser melhorado constantemente.

Aliás, principalmente no mercado de lojas online sempre existem atualizações. De fato, surgem novos aplicativos e novas funcionalidades constantemente. Portanto, você deve estar sempre se atualizando nos estudos do marketing digital.

Certamente, se você escolher uma plataforma seguindo todas as dicas deste texto, você vai ter sucesso. Agora é com você, conheça a plataforma Shopify e descobra uma plataforma que oferece tudo o que uma loja online de sucesso precisa.

Esperamos que o conteúdo o ajude a ser um lojista de sucesso, agora vá e siga as dicas!