Acha o seu quarto um local sombrio e inabitável? Espere até conhecer os locais mais sombrios do planeta Terra. No decorrer das décadas o humano tem destruído o planeta de tal forma, que alguns lugares se tornaram inabitáveis ou impróprios até para visitarmos. Muitas vezes estes lugares só são habitados ou visitados por quem realmente é “macho”, é exatamente por este motivo que muitos destes locais estão localizados na Rússia. É hora de carimbar seu passaporte para uma ida sem volta aos 12 locais mais sombrios do planeta. Boa viagem e boa sorte!

12 – Cherepovets, Rússia

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_cherepovets-russia

Cherepovets é a cidade russa do “metal pesado”. A metrópole fabrica ferro e aço em quantidades de cair o queixo. Não há jardins ou paisagens agradáveis por lá, há apenas ferro. Atualmente é considerada a segunda cidade mais poluída da Russia. Segundo alguns historiadores, Cherepovets significa “City of Skulls” ou “Cidade dos Crânios”.


11 – Trona, EUA

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_trona-eua

A cidade Trona levou este nome graças ao mineral que era amplamente coletado por lá antigamente. Atualmente outro minério é coletado na cidade, Bórax. Trona fica em San Bernadino County, no estado da Califórnia, EUA, e tem uma população de pouco mais de 2700 moradores, em sua grande maioria trabalhadores das minas. A cidade tem o único campo de futebol americano dos EUA feito de areia (além do Alasca), devido ao calor escaldante do solo e ao alto índice de salinidade dele, gramas não sobrevivem por lá.


10 – Daca, Bangladesh

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_daca-bangladesh

Daca é considerada a segunda pior cidade do mundo para se viver de acordo com o mais recente relatório da ONU, perdendo apenas para Damasco, a capital da Síria. Daca luta em uma batalha sem fim contra a superpopulação e poluição.


9 – Youngstown, Ohio, EUA

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_youngstown-ohio-eua

Youngstown foi vítima de um colapso da indústria do aço nos anos 70, quando as usinas faliram e ferro-velhos como o da imagem acima se espalharam por todos os lugares. Moradores da cidade migraram para outros lugares durante duas décadas, a cidade então sofreu uma queda de 60% de sua população.

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_youngstown-ohio-eua-2

De uns anos pra cá, no entanto, sinais de recuperação começaram a surgir em Youngstown. Uma nova fábrica de produção de tubos aberta há alguns anos por lá trouxe esperança aos moradores, tanto é que a revista Forbes nomeou a cidade como a quarta melhor para criar uma família nos EUA.


8 – Minqin County, China

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_minqin-county-china

Este canto do noroeste da China está lentamente sendo engolido por areias dos desertos Tengger e Badain Jaran que chegam cos ventos. A situação é tão crítica por lá que as cidades e fazendas próximas estão gradualmente perdendo abastecimento de água e sucumbindo ao ataque das areias.


7 – Oymyakon, Rússia

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_oymyakon-russia

Com temperaturas que permanecem abaixo de zero todos os anos de setembro a maio, Oymyakon é um lugar frio. A temperatura mais baixa já registrada por lá é de -71 °C, ou seja, não é apenas um lugar frio, é um lugar MUITO frio. Perdido entre a neve sem fim no deserto siberiano de Yakutia, o local foi designado como uma área de congelamento permanente. Se for visitar, leve todas as blusas de frio, mas não só as suas, leve também todas que encontrar pelo caminho.


6 – Makoko, Lagos, Nigéria

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_makoko-lagos-nigeria

A comunidade de Makoko de Lagos, Nigéria, é um labirinto úmido de barracos caindo aos pedaços. É uma favela flutuante, cercada por águas poluídas e contaminadas com óleo e todos os tipos de destroços e sucatas. A situação é tão crítica por lá que a favela está sob ameaça de erradicação pelo governo nigeriano.


5 – West Point, Monrovia, Libéria

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_west-point-monrovia-liberia

West Point é uma comunidade localizada em uma pequena área de Monróvia. Lá vivem apertados mais de 75 mil moradores convivendo com a cólera, uso abusivo de drogas e crimes. Se não bastasse isso, a península está lentamente sendo engolida pelo mar.


4 – Porto Moresby, Papua-Nova Guiné

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_porto-moresby-papua-nova-guine

A revista The Economist considerou o local como um dos piores lugares do mundo para se viver, mas infelizmente mais de 300 mil pessoas vivem lá por falta de opção, suportando a pobreza extrema e condições insalubres de moradia.


3 – Pripyat, Ucrânia

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_pripyat-ucrania

Pripyat é uma cidade fantasma que fica na Ucrânia. Próximo à cidade fica a central nuclear de Chernobyl, lugar onde ocorreu o maior acidente nuclear da história da humanidade (em abril de 1986), por este motivo ninguém mais mora lá há mais de 30 anos.

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_pripyat-ucrania-2

De acordo com especialistas, a cidade somente poderá ser novamente habitada após 900 anos, portanto a menos que nos submetamos a um processo de criogenia, jamais veremos alguém vivendo por lá novamente. Atualmente é possível fazer passeios na região, quem se habilita?


2 – La Rinconada, Peru

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_la-rinconada-peru

La Riconada é uma cidade localizada nos Andes, posicionada a 5 mil metros de altura, construída originalmente por trabalhadores de minas de ouro. É um local sujo com lixo espalhado por todos os lugares e frio, muito frio. Além disso o ar lá é tão rarefeito que faz do local um lugar quase que inabitável.


1 – Norilsk, Rússia

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_norilsk-russia

Famosa por sua mineração de metais e pelas extremas baixas temperaturas e quantidades de luz por dia (apenas 77 minutos por dia em Novembro), Norilsk definitivamente não é um bom lugar para se visitar. O local ficou famoso graças aos campos de mineração de níquel, cobre, platina e carvão de Gulag, durante as décadas de 30 e 40. Apesar das condições difíceis de sobrevivência, a cidade chegou a atingir uma população de cerca de 130 mil habitantes.

12-cidades-mais-sombrias-do-planeta-terra_norilsk-russia-2

Devido à mineração de níquel, atualmente Norilsk está entre os dez lugares mais poluídos do planeta, chuva ácida é algo comum por lá. A temperatura média anual lá é de −10°C, mas temperaturas de −60°C já foram registadas por lá. Norilsk é uma cidade fechada, o que significa que é altamente improvável que alguém obtenha permissão para visitar a cidade. Se você conseguir, porém, o local oferece algumas atrações turísticas, como visitações a uma casa de madeira usada por exploradores em 1920 e até um mini teatro com apresentações. Isso daria um bom filme de terror, não?!

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!