CLOSE

Movimento Greenk Reúne Apaixonados Por Tecnologia Para Conscientização Sobre o E-lixo

Movimento Greenk Reúne Apaixonados Por Tecnologia Para Conscientização Sobre o E-lixo

O Movimento Greenk foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do descarte correto do lixo eletrônico, principalmente do e-lixo da chamada linha verde (computadores, smartphones, tablets, fios, baterias, carregadores, entre outros). Greenk é a junção das palavras “Geek” (apaixonado por tecnologia) com “Green” (verde e meio ambiente).

A ideia é exatamente esta: reunir diversas atrações do universo geek, como tecnologia, games, youtubers, cosplays, moda, atitude, música, drones, para conscientizar e mobilizar as pessoas para o descarte correto do e-lixo. A 2ª edição do Greenk Tech Show será em maio, no Anhembi em São paulo, SP. Veja mais informações sobre o evento a seguir.

Com inúmeros componentes químicos altamente tóxicos, como o alumínio, mercúrio, brumo, chumbo, cloro, entre outros, o e-lixo, se descartado incorretamente, pode contaminar solos e lençóis freáticos causando enorme
risco à saúde humana. Por outro lado, se descartados da maneira correta, a quase totalidade de e-lixo pode retornar à indústria como matéria-prima para fabricação de novos equipamentos, seguindo as normas da logística reversa e da Economia Circular.

Segundo relatório da ONU, o Brasil é o segundo maior produtor de e-lixo das Américas (atrás apenas dos Estados Unidos), e sétimo maior do mundo, com mais de 1,5 milhão de toneladas geradas por ano. Atualmente, apenas 3%
deste total é descartado corretamente, contra 36% do México e 22% dos EUA, por exemplo. Os países que lideram o descarte correto do lixo eletrônico no mundo são Suíça e Noruega com 74%.

Com o inevitável crescimento da presença da tecnologia no nosso dia a dia, e o lançamento contínuo de novidades na indústria, o cenário fica ainda mais preocupante não só no Brasil, mas em todo o mundo.

Movimento Greenk Reúne Apaixonados Por Tecnologia Para Conscientização Sobre o E-lixo

Sobre a primeira edição, de 2017

Para começar a transformar essa realidade, o Movimento Greenk realizou em junho do ano passado, a primeira edição do Greenk Tech Show, na Bienal do Ibirapuera. Com atrações para toda a família, como a ESL Arena, arena de games montada pela ESL pela primeira vez na América Latina, Arena do Conhecimento e Youtubers, Arena de Drones, entre outras, o Greenk Tech Show arrecadou cerca de 2,7 toneladas de e-lixo. Uma inédita mobilização em torno do descarte correto, que contou com mais de 32 mil visitantes no final de semana dentro da Bienal do Ibirapuera, e transmissão ao vivo pela Internet que impactou, diretamente, um público de mais de 480 mil pessoas e mais de 1,9 milhão de views.

Sobre a edição de 2018

Com sua segunda edição já confirmada para os dias 25, 26 e 27 de maio de 2018, no Anhembi, o Greenk Tech Show divulgou uma meta de arrecadação de e-lixo ainda mais ambiciosa: 10 toneladas! Para isso, serão apresentadas Experiências Tecnológicas, Games, Torneio entre Escolas, Youtubers, Cosplayers, palestras e apresentações com
convidados especiais, a 2ª edição da Corrida Greenk, entre muitas outras atrações. Mais uma vez, toda a família será convocada a descartar o seu e-lixo na entrada do evento.

Todo o e-lixo arrecadado será encaminhado ao Centro de Recondicionamento de Computadores do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), transformando-se em matéria-prima para fabricação de novos equipamentos, de acordo com as normas da Economia Circular. Maiores informações sobre o evento deste ano podem ser encontradas no site oficial do evento, em http://www.greenk.com.br/greenk-tech-show-2018/

Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: