Após a repercursão do fechamento e renascimento da maior comunidade de troca de músicas do Orkut na semana passada, tem gente querendo transformar a prática em crime. Acontece que um grupo de músicos, formado pelo guitarrista Ed O’Brien, do Radiohead, e pelos cantores Robbie Williams, Annie Lennox e Billy Bragg criticou a proposta de tornar crime o ato de
baixar músicas pela internet. Na semana passada, a “The Featured Artists Coalition”, que reúne mais de 140 bandas ou cantores, votou majoritariamente contra o processo judicial de fãs por esse motivo. Os músicos transferirão essa opinião majoritária ao secretário de Estado para as Comunicações britânico, lorde Carter, que sugeriu a possibilidade de classificar essas ações como crime, segundo informa hoje o jornal britânico “The Independent”. Um dos músicos, Billy Bragg, declarou ao jornal que “a indústria musical não pode seguir por esse caminho” com medidas protecionistas que equivalem “a colocar a pasta de dente de volta no tubo” (adorei a expressão!). Segundo ele, “Os artistas deveriam ter o direito de poder decidir quando sua música pode ser usada gratuitamente e quando é preciso pagar por ela”.
Particularmente sou a favor do download de músicas. Na minha opinião, quem é criminoso é quem baixa com o intuito de faturar uma graninha. Tomara que a resolução do problema caminhe para este lado…