Mark Jenkins anda assustando muitas pessoas ao redor do mundo com seus manequins realistas. O artista americano posiciona seus bonecos em locais estratégicos “encenando” poses provocantes com o intuito de chamar a atenção das pessoas que passam por ali.
Em seu projeto, Jenkins utiliza suas esculturas surpreendentemente realistas para fazer críticas sociais e desafia o espectador a questionar sua realidade. Seus personagens são tão expressivos que provocam uma série de reações em quem é pego de surpresa e os encontram pelo caminho. Conheça 30 deles a seguir:
Publicidade
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
11.
12.
13.
14.
15.
16.
17.
18
19.
20.
21.
22.
23.
24.
25.
26.
27.
28.
29.
30. E um dos manequins realistas mais impressionante:
O artista escreveu um livro chamado O Teatro Urbano onde ele documenta sua arte de rua que ao mesmo tempo é atraente e perturbadora. O livro também relata as respostas espontâneas e interações dos espectadores com suas intervenções e seus manequins realistas.
Sua carreira de street art iniciou em 2003, colocando um de seus manequins realistas em um depósito de lixo no Rio de Janeiro para chamar a atenção para a situação das crianças de rua. Desde então, o artista inovador teve seu trabalho exposto em locais renomados, como as Galerias Lazarides e o Kunsthalle Wien, e expôs seu trabalho em cidades do mundo inteiro. Sua arte é de rua, mas Jenkins também trabalha com os mesmos temas em outros ambientes, como locais fechados.
O tema contínuo do trabalho do artista é voltado para assuntos obscuros. “Eles geralmente tendem a ser indivíduos marginalizados, às vezes em estados solitários, então é poético, mas também obscuro. Por exemplo, o cara no rio está segurando um monte de balões coloridos que estão quase tentando magicamente levantá-lo. Há sempre uma corrente de esperança”. Explicou ele em uma entrevista.
“Eu gosto de levar as pessoas a questionar o ambiente, o que é real e o que não é. Hoje em dia as pessoas estão tão enterradas em seus celulares e eu só gostaria que elas olhassem para cima. Então, no começo, eu estava coletando dados sociais sobre as reações das pessoas, mas, seis anos depois, essas imagens são mais sobre poesia, sobre capturar um momento mágico”.
Para mais informações sobre o trabalho de Mark Jenkins com seus incríveis manequins realistas, acesse aqui o site do artista.
Link do livro O Teatro Urbano, de Mark Jenkins.
E se você curtiu este post, talvez possa se interessar por este aqui: 51 Imagens dos momentos mais hilários da história do manequim.
[b.p.]