Como as Imagens e a Pesquisa Reversa de Imagem Podem Ajudar no SEO?

pesquisa reversa de imagem
Imagem: Freepik

O planejamento que visa otimizar o site para melhorar sua classificação nos buscadores é conhecidos como campanha de SEO. A campanha de SEO compreende vários elementos significativos. Os mais eminentes desses elementos são link building, otimização on-page, análise de SEO, auditoria na web, pesquisa de palavras-chave e muito mais. Mas as imagens também são imprescindíveis em um trabalho de SEO, graças ao uso da tecnologia de pesquisa reversa de imagem. Entenda melhor a seguir:

Campanha de SEO: Fortalecimento de Imagens

Cuide de cada etapa do site para continuar melhorando seu ranking. O site é composto por dois elementos principais e altamente significativos: o conteúdo textual e visual. O elemento visual é frequentemente ignorado por muitas empresas e esta atitude, portanto, podem tornar a tarefa de competir com outras empresas nos motores de busca muito mais difícil. Focar no “SEO de imagens” auxilia no fortalecimento da campanha de SEO. Ele oferece uma ampla gama de benefícios esplêndidos para praticamente qualquer tipo de site. Vejamos então como as imagens podem ajudar a fortalecer sua campanha de SEO.

Otimizando imagens e, por sua vez, a velocidade de carregamento do site

compressor de imagens dupli checker
Imagens mais leves impactam diretamente no tempo de carregamento dos sites. – Imagem: Dupli Checker

Pesquisas por foto são mais frequentes do que você imagina. Imagens otimizadas são prioridade para quem busca aprimorar os resultados do seu site nos buscadores. O tempo de carregamento de um site é muito menor quando imagens com peso reduzido são utilizadas. Recomenda-se que cada imagem, portanto, tenha no máximo 100kb.

A otimização de imagens pode ser feita usando-se uma ferramenta online, como sites que oferecem o serviço de compressão de imagem. O compressor de imagem reduz o tamanho da imagem, muitas vezes para menos de 100kb.

Porque reduzir o peso das imagens? Pesquisas recentes realizadas pelos principais motores de busca da atualidade comprovaram que a velocidade de carregamento da página da web é essencial para atrair visitantes. Ou seja, quanto mais um site demora para se carregar, mais os visitantes o abandonarão. Portanto, o melhor método para se livrar de todos esses problemas é justamente usar imagens otimizadas.

Experimente a Pesquisa Reversa de Imagem

Ferramenta de pesquisa por imagem dupli checker
Através da busca por imagens, é possível encontrar variações da imagem que você precisa. – Imagem: Dupli Checker

Uma boa dica é, acredite se quiser, encontrar imagens de alta resolução para seu site. Além das imagens de alta resolução serem extremamente mais atraentes no conteúdo de um site, os pixels de imagens assim não ficam borrados quando as imagens são otimizadas. Neste caso também não há risco de desfoque de imagem.

Portanto, quando otimizadas, imagens de alta qualidade são peças chaves para aumentar o interesse dos visitantes pelo conteúdo do seu site. Esta, aliás, é uma das principais vantagens: oferecer uma retenção visitantes no site por mais tempo.

Se você já tem uma imagem, mas ela não aparenta ter uma boa resolução, experimente a pesquisa reversa de imagem. Encontre imagens de alta qualidade e relevantes usando uma pesquisa por imagem e use-as em seu site! Com elas, o interesse dos leitores no conteúdo irá aumentar devido à qualidade eloquente de imagens.

Classificação aprimorada dos sites

buscar por imagens google
Resultado da busca por imagens por um dos principais buscadores. – Imagem: Reprodução/Google

A pesquisa reversa de imagem analisa as imagens profundamente. Isso ajuda na busca por imagens semelhantes à imagem enviada em um piscar de olhos. Uma extensa gama de imagens semelhantes é exibida com o uso da tecnologia de pesquisa por foto. Isso ajuda na determinação das fontes de onde a imagem foi carregada e pode, inclusive, descobrir se a imagem possui direitos autorais, dependendo do site de origem, para que assim você não utilize imagens que podem te causar problemas com direitos autorais.

Se a imagem que está buscando for de sua propriedade, você também pode aproveitar o benefício da pesquisa reversa de imagem para encontrar todos os outros sites que podem estar usando a sua imagem. Dessa forma você pode pedir “crédito” por essas imagens em forma de backlinks. Isso, basicamente, leva à otimização da reputação do site nos motores de busca direcionando um tráfego valioso para ele, visto que um site com melhor classificação obtém posições mais elevadas nos resultados de pesquisa dos buscadores.

Como imagens podem ajudar no SEO de e-commerces

boas imagens para lojas virtuais
Boas imagens podem influenciar a decisão de compra de seus clientes. – Imagem: YouNnect

Entendemos até agora como as imagens podem colocar os sites em posições mais elevadas nos resultados das pesquisas orgânicas dos buscadores. Com melhores posições nestes resultados, seu e-commerce pode ter maiores conversões (vendas). Sites de vendas, como e-commerces de produtos ou infoproduto por exemplo, devem definitivamente considerar aprimorar seu SEO com suas imagens.

O comércio eletrônico depende inteiramente das imagens dos produtos à venda. Elas ajudam as lojas virtuais, por exemplo, oferecendo a imagens dos produtos de vários ângulos. Dessa forma, com uma noção melhor de cada um dos produtos, os clientes passam a se sentir mais confiantes em comprar.

Aumente o alcance de suas imagens usando o recurso de texto alternativo de imagem! Adicione a palavra-chave relacionada à imagem no texto alternativo da imagem. Isso facilitará o rastreador do Google na identificação da imagem. Assim, quando alguém fizer uma pesquisa por imagem com a palavra-chave relacionada ao seu produto, a imagem do seu site será exibida para essa pessoa. Otimize as vendas do seu produto e detone os concorrentes facilmente através da pesquisa reversa de imagem!

Resumindo…

Com a ajuda do recurso de pesquisa reversa de imagem, as imagens podem ajudar de diversas maneiras praticamente qualquer tipo de website. As vantagens:

  • O recurso auxilia a encontrar imagens melhores para o seu site;
  • E também pode te ajudar a encontrar outros sites que talvez estejam utilizando suas imagens, permitindo que você solicite backlinks para o seu site, aumentando desta forma o seu ranking nas pesquisas dos buscadores;
  • As imagens encontradas auxiliam o SEO através do texto alternativo, permitindo que as ferramentas de busca por imagens exibam sua imagem nas pesquisas;
  • E por último, as imagens também oferecem uma experiência melhor para visitantes de e-commerces, pois com uma representação mais detalhada dos produtos, sua loja terá mais credibilidade.

Portanto, não ignore o poder que as imagens podem oferecer ao SEO do seu site. Aproveite estes benefícios!

Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: