Japão promete um androide por casa até 2015

Por: - 11/01/09 às 03:00 am
64 visualizações
Robótica

O governo do Japão anunciou na quinta-feira (8) que deseja implementar um robô em cada domicílio nipônico até 2015. Para que isso aconteça, serão investidos US$ 35 milhões (R$ 71,4 milhões) em inteligência robótica.
Segundo o jornal “Daily Mail”, o investimento ocorre porque, em sete anos, um em cada quatro japoneses terão mais de 65 anos – o que significa um declínio considerável da força de trabalho no país.
A secretária Saya da foto ao lado tem expressões faciais.
Robôs são comuns nas terras japonesas. Eles guiam o tráfego, ajudam universitários a estudar para provas, e são acompanhantes de pessoas que sofrem do mal de Alzheimer.
A partir do investimento, robôs como Saya (foto) devem aumentar em termos populacionais na sociedade japonesa.
Saya é uma robô-secretária, uma das mais avançadas androides do mundo, capaz de imitar os comportamentos humanos.
A androide foi desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Tóquio, no Japão, para companhias cujo interesse se baseia no corte de custos em relação às recepcionistas.
É habilitada, inclusive, para responder a questões quando perguntada –de acordo com os cientistas, ela tem capacidade de falar cerca de 300 palavras e 700 frases completas.
Ela direciona os visitantes que chegam à recepção, e também pode travar conversação em nível básico. Seus circuitos embaixo da pele permitem mover a face, e ter expressões de desgosto, empatia, alegria, tristeza ou raiva.

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link