Qual é a melhor forma de limpar câmera fotográfica? Fotógrafos profissionais e amadores normalmente dizem que um dos problemas mais comuns é a presença de pó no sensor da câmera. No entanto, muitas vezes, esse pó está apenas em visores e estruturas que não impactam a foto no final das contas. Por isso, vale a pena descobrir como limpar sua câmera fotográfica caso isso aconteça.
Ainda que muitas pessoas não liguem tanto, a presença de poeira nos sensores pode ser algo bem incômodo. Especialmente para profissionais que utilizam uma boa câmera Sony, ou de qualquer outra marca, isso pode se tornar um martírio durante o trabalho.
Sendo assim, separamos algumas informações da própria Sony para poder limpar corretamente o equipamento e prevenir danos a ele. São dicas valiosas para limpar câmera fotográfica e continuar tirando fotos incríveis com sua câmera. Veja a seguir:
Que precauções podem ser tomadas para evitar danos ao sensor ou à tela ao limpar câmera fotográfica?
A sujeira e o pó podem causar muitos problemas. No entanto, algumas pessoas não sabem como limpar câmera fotográfica adequadamente. Muitas vezes se sentem inseguros até em como começar. Muitos acham que deveriam usar qualquer produto de limpeza que encontram nas lojas, o que não é uma boa ideia.
Saiba que nem todos os produtos de limpeza são criados de forma igual, e que sim, existem alguns produtos de limpeza projetados especialmente para câmeras fotográficas, enquanto outros produtos são projetados para outras finalidades. É muito importante saber qual deles então você deverá usar.
Embora seja impossível impedir completamente a entrada de pó na sua câmera, há uma série de sugestões que podem reduzir significativamente o risco.
– Desligue sua câmera sempre antes de trocar de lentes, isso reduz a carga estática presente no sensor e diminui o risco de atrair pó para ele.
– Veja se o elemento atrás da lente está limpo e sem poeira, antes de instalá-la na câmara. Usar um soprador para eliminar o pó pode ser uma boa solução, já que ele não agride as lentes. Se ainda for necessário, um tecido de microfibra separado pode ser usado depois disso.
– Não deixe a câmera com a montagem da lente aberta durante um longo período. Ao remover uma lente, reponha com outra imediatamente ou coloque a tampa na câmera.
– Troque a lente apenas em um ambiente limpo e sem exposição ao ar ou vento, com pouco ou nenhum pó, se possível.
– Quando for trocar a lente, aponte a câmera para baixo, já que isso evita cair pós dentro do sensor;
– Antes de tampar sua câmera para guardá-la, limpe a tampinha a fim de garantir que nenhuma sujeira invada sua câmera.
– Por fim, mantenha a bolsa de guardar o equipamento sempre muito bem limpa.
Se mesmo com todas as precauções, o sensor ficou sujo, para fazer a limpeza corretamente, basta seguir o passo a passo:
- Passo 1: desligue a câmera antes de iniciar o processo;
- Passo 2: retire a lente e veja o espelho que bloqueia o sensor da imagem. Utilize um soprador de limpeza para retirar todo o pó com bastante cuidado;
- Passo 3: vire o espelho para cima com a ponta do dedo e de forma bem cuidadosa. Não toque na superfície do espelho;
- Passo 4: use o soprador no sensor mais uma vez, mas com a câmera apontada para baixo;
- Passo 5: arrume todo o aparelho novamente com cuidado.
Se achar melhor, procure uma assistência técnica para fazer a manutenção adequada na sua câmera. Caso não se sinta seguro em levá-la em qualquer assistência, busque no manual da câmera ou no site do fabricante e localize uma autorizada.