mascara-eidos-iron-man

Calígula do Futuro – Máscara transforma qualquer um em super-humano – Foto: DailyMail

Estudantes do Colégio Real de Artes de Londres, Inglaterra, criaram uma curiosa máscara capaz de fazer um ‘upgrade’ nos sentidos de visão e audição dos humanos. Apesar de deixar os usuários com cara de “Calígula”, o objetivo da máscara é melhorar as habilidades técnicas de profissionais do esporte e artes.

O segredo? A máscara – apelidada por eles de Eidos – contém sensores e dispositivos eletrônicos que ajudam a aumentar os sentidos das pessoas. Na parte ocular superior por exemplo, há uma câmera que captura imagens e um display que as exibe para o usuário em tempo real, as imagens os últimos movimentos são gravadas e exibidas em uma espécie de “rastro”, algo parecido com aqueles efeitos de longa exposição de fotografias. Com ela os golfistas por exemplo podem ver qual foi o último movimento da bola que ele acabou de atirar, para que possam corrigir ou copiar o movimento na próxima jogada.

A parte de baixo da máscara acompanha o queixo e se estende até as duas orelhas. Ela possui pequenos falantes e microfones especialmente desenvolvidos para amplificar as falas de pessoas que estão por perto, além de neutralizar os ruídos de fundo que interferem na audição. De acordo com os pesquisadores, a máscara tem a capacidade de isolar os sons em uma multidão permitindo que o usuário escute somente a voz da pessoa que lhe interessa.

O “visor” da máscara transmite os sinais capturados pela câmera para um minúsculo computador embutido nela, que por sua vez exibe o sinal capturado em um display, sinais estes que possuem informações importantes como os padrões de movimentos mencionados acima por exemplo.

“Somos um grupo multidisciplinar de estudantes ‘mestres’, apenas estudando a inovação da Engenharia do Design”, disse o modesto Tim Bouckley, um dos criadores do projeto. “No futuro, nós iremos aprimorar nossa tecnologia integrando recursos wireless e focando basicamente em aplicações que podem ajudar a produzir nossas próprias tecnologias”, completa. Eles afirmam também que parte do projeto se aplica em auxiliar deficientes auditivos.

Dúzias de máscaras foram criadas até que conseguissem chegar ao modelo final. Apesar disso, a máscara por enquanto está em fase prototipal, ou seja, tão cedo não veremos nenhum Iron Man andando com uma destas por aí.

[Mail Online]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!