Nova técnica de “despixelização” poderá aperfeiçoar gráficos em jogos de 8 e 16-bits.

Nova técnica de "despixelização" poderá aperfeiçoar gráficos em jogos de 8 e 16-bits.
Se você é fã dos antigos jogos em 8-bits ou 16-bits vai no mínimo achar interessante esta novidade. Um grupo de programadores estão desenvolvendo um algoritmo capaz de “despixelizar” os gráficos dos clássicos games de 8 e 16-bits, transformando os “quadradinhos” das silhuetas dos personagens e cenários dos jogos em curvas suaves instantaneamente. Veja mais exemplos a seguir.

Nova técnica de "despixelização" poderá aperfeiçoar gráficos em jogos de 8 e 16-bits.
Quem é designer ou já trabalhou com programas gráficos como Illustrator ou Corel por exemplo sabe que é possível fazer isso com facilidade através de funções específicas dos programas. Este algoritmo que estão desenvolvendo é capaz de fazer algo muito similar do que estes programas gráficos fazem, só que em uma velocidade espantosa. Para exemplificar vamos usar o personagem Mario, os fãs do bigodudo sabem muito bem o quanto cada pixel é super importante. Um pixel que o herói se movimenta na beira de um precipício pode fazer toda a diferença. Além de converter os gráficos em curvas, o algoritmo é capaz de manter estas características, portanto com ele os desafios que os jogadores estão acostumados a lidar em cada fase permanecem os mesmos. Uma grande dificuldade dos antigos gráficos em 8-bits é a representação de imagens curvas. Em baixa resolução criar uma curva utilizando quadrados sempre foi um desafio, mas este algoritmo é capaz de interpretar estas curvas transformando-as em curvas perfeitas.

É uma grande novidade principalmente para os fanáticos por games antigos, agora poderão experimentar o que eles sempre gostaram só que de uma forma totalmente nova. Parece algo complexo, mas de acordo com os programadores que o estão desenvolvendo não será difícil presenciaremos em breve emuladores ou mesmo os consoles atuais que conhecemos utilizando esta tecnologia ao rodar jogos antigos. Veja a seguir mais exemplos com imagens de personagens clássicos despixelizados por esta técnica.

Nova técnica de "despixelização" poderá aperfeiçoar gráficos em jogos de 8 e 16-bits.
Nova técnica de "despixelização" poderá aperfeiçoar gráficos em jogos de 8 e 16-bits.

[Via DVICE]

Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
AUTOR

7 respostas

  1. Não é muita novidade.. Emuladores pelo menos tem essa opção, o zNes por exemplo, setando nas configurações de vídeo a opção Eagle Eye ou algo assim, causa o mesmo efeito, não tãão detalhado assim, mas é uma melhora considerável..

  2. A graça em games antigos é justamente o “pixelArt” que eles nos apresentam, n achei legal não isso ai 🙁

    Its Friday! Its Friday!
    kkkk!

    1. Concordo, o legal dos jogos antigos, é jogar como eles foram, sem nenhuma máscara, pois afinal, só jogo em emuladores por falta de um video game de verdade, senão era nostalgia todo dia! xD

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    7 respostas

    1. Não é muita novidade.. Emuladores pelo menos tem essa opção, o zNes por exemplo, setando nas configurações de vídeo a opção Eagle Eye ou algo assim, causa o mesmo efeito, não tãão detalhado assim, mas é uma melhora considerável..

    2. A graça em games antigos é justamente o “pixelArt” que eles nos apresentam, n achei legal não isso ai 🙁

      Its Friday! Its Friday!
      kkkk!

      1. Concordo, o legal dos jogos antigos, é jogar como eles foram, sem nenhuma máscara, pois afinal, só jogo em emuladores por falta de um video game de verdade, senão era nostalgia todo dia! xD

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: