Sim, sugere-se que no princípio, todos os seres humanos na terra tinham olhos castanhos. Foi apenas mais tarde, com as mutações genéticas, que cores de olhos variadas vieram a evoluir nos seres humanos. Acredita-se que a cor do seu olho é influenciada por até 16 genes diferentes. Três elementos principais dentro da íris contribuem para a sua cor: a melanina do epitélio pigmentar da íris, a melanina dentro do estroma da íris e a densidade celular do estroma da íris. Os olhos de cor escura tem uma maior concentração de melanina, enquanto os olhos de cor clara têm uma quantidade muito baixa de melanina presente no seu estroma. Por enquanto, castanho é considerada a cor de olhos mais comum, seguido por as cores azul e cinza.

Surpreso pelo azul não estar entre as cores de olhos mais raras? Hoje em dia não é tão difícil encontrar uma criança de olhos azuis. A primeira coisa que vemos em outro ser humano são os olhos. Os olhos estão entre as principais características que atraem um indivíduo, e se a pessoa é abençoada com uma cor de olhos rara, você nunca irá se esquecer da pessoa, não é verdade? Como mencionado anteriormente, cores dos olhos variam dos tons mais escuros de marrom para os tons mais claros de azul. Mas, existem outras cores que raramente vemos por aí. Adivinha qual é a cor mais rara? Confira a seguir um lista com informações curiosas sobre cores de olhos raras que você talvez não sabia, bem como cores que você jamais imaginou que existiam.


1. Verde

fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_1Não é porque este que vos escreve tem olhos verdes que ele deve ser modesto. Olhos verdes são considerados extremamente sedutores; talvez essa seja a razão da maioria das estrelas de Hollywood serem donos orgulhosos desta cor de olhos (oh yeah!). Estatísticas recentes revelaram que apenas dois por cento da população mundial tem olhos verdes (uhuw!). Assim como os olhos azuis, a aparência desta cor é também resultado da disseminação da luz que reflete a partir do estroma de cor amarela. Um estudo realizado entre europeus adultos observou que olhos verdes são mais fáceis de se encontrar em pessoas do sexo feminino do que no masculino.

Aqueles que têm olhos verdes geralmente nascem com olhos azuis ou cinza. Enquanto o bebê cresce, os melanócitos produzem melanina na íris, mudando a cor dos olhos para verde. Atualmente, a maior concentração de pessoas com olhos verdes se encontra no Norte e na parte Central da Europa.


2. Âmbar

fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_2Olhos cor de âmbar, também conhecidos como cor-de-mel, são muitas vezes confundidos com olhos castanhos e vice-versa; no entanto, existe uma grande diferença entre os dois. Para começar, olhos cor de âmbar são raros! Enquanto olhos castanhos parecem ter traços de marrom ou verde, olhos âmbar têm uma cor sólida, com um tom dourado amarelado. O pigmento responsável por esta cor é lipocromo de cor amarela, que também está presente nos olhos verdes (a deposição de lipocromo em olhos azuis torna-os esverdeados). Esta cor de olhos é muito rara em todo o mundo, mas é encontrada principalmente na Ásia e a América do Sul.



3. Violeta

fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_3O que você vê ao lado e no início deste artigo não é montagem. Sim, os olhos violetas existem! Afinal, quem poderia esquecer os olhos violeta enigmáticos da renomada atriz Elizabeth Taylor? Ela teve a que podemos chamar de mais rara composição de melanina e pigmentação que existe, que lhe deu esta cor de olhos única. Há um monte de crenças ou mitos interessantes associados a esta cor de olhos.

Acredita-se que olhos azuis profundos podem às vezes ser confundidos com violeta, e que os olhos violetas “reais” só acontecem em caso de albinismo. Há um mito que diz que esta cor dos olhos está associada a uma mutação genética conhecida como Gênese de Alexandria, onde as pessoas tendem a ter a pele e olhos violetas pálidos. Diz-se também que essas pessoas são imunes a várias doenças, e tendem a ter vida longa e jovem, além de terem uma visão perfeita ao longo da sua vida útil. Não importa o que dizem os mitos, olhos de cor violeta existem se você tiver olhos assim, você é realmente uma pessoa rara!


4. Vermelho ou cor-de-rosa

fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_4Sim, existem pessoas que saem com os olhos vermelhos em TODAS as fotos. Olhos vermelhos ou cor-de-rosa existem e são associadas a casos extremos de albinismo, bem como olhos violeta em alguns casos. Pessoas com esta condição possuem uma baixa quantidade de pigmentos em seu corpo, então os olhos tendem a ter um aspecto avermelhado sob certas condições de iluminação, também por causa do nível extremamente baixo de melanina presente no seu estroma. Há situações em que os olhos vermelhos podem – em casos raros – ser encontrados também em certas pessoas que não tem albinismo, devido a um pequeno derrame de sangue na íris dando à cor dos olhos uma aparência de cor avermelhada escura.

Em pelo menos uma vez em sua vida você já saiu com olhos vermelhos em fotografias, certo? Já se perguntou por que isso acontece? Bem, o “efeito de olhos vermelhos” ocorre quando a luz extremamente brilhante do flash é refletida na retina. A retina é composta por muitos vasos sanguíneos, e, quando expostas ao flash, faz a pupila parecer ser vermelha nas fotografias.



Publicidade



5. Preto

fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_5Olhos castanhos escuros geralmente parecem ser pretos quando vistos de uma certa distância. No entanto, quando expostos à luz, é possível ver o tom acastanhado dentro da íris. Pode então a cor do olho, na verdade, ser totalmente preta? Há muita controvérsia quando se trata da existência real de olhos inteiramente pretos.

Até então não há evidências que comprovem que olhos totalmente pretos existem, portanto podemos dizer que estes são os mais raros que existem. Se você tem olhos assim, então você está entre as pouquíssimas e raras pessoas do mundo que podem provar que olhos puramente pretos existem. O site Socialphy afirma que o livro “A Evolução dos Olhos’ atesta o fato de que a cor dos olhos inteiramente pretos não existem. Será? O fato é que a maioria das pessoas conhecidas por ter olhos totalmente pretos são portadoras de uma doença raríssima conhecida como aniridia, que caracteriza-se por não possuírem a íris, mas sim apenas a pupila.


6. Heterocromia
fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_6
fatos-curiosos-sobre-cor-dos-olhos_7

Já viu alguém com olhos de duas cores diferentes? Acredite se quiser, mas isso não é tão raro. Heterocromia é uma anomalia genética na qual o indivíduo possui um olho de cada cor. Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará – muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. A imagem do lado esquerdo acima mostra o caso de Heterocromia completa, onde uma íris inteira tem um tom de cor diferente da outra íris. Já a imagem da direita mostra um exemplo da condição de Heterocromia parcial, em que uma pequena porção de uma íris tem pigmentação diferente do resto do olho.

[Buzzle]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link