“Coelho mágico” raríssimo é fotografado pela primeira vez em 20 anos na China

coelho-ili-pika-china_1

Este curioso animalzinho que você vê na imagem acima e a seguir é um Ili Pika, uma espécie de coelho raríssima que está em extinção. O coelho flagrado na China é uma das espécies de animais mais raras do mundo, tanto é que ele também é conhecido por lá como “coelho mágico”, porque é quase impossível encontrar um deles na natureza. É como se eles tivessem o “poder mágico” de desaparecer, mesmo sem cartolas por perto. Veja mais sobre a história do descobrimento dele a seguir:

coelho-ili-pika-china_3

Estima-se que existam menos de 1.000 Ili Pika no planeta. As fotos foram tiradas na China, no mesmo local onde o Ili Pika foi encontrado pela primeira vez há 20 anos. O pesquisador Li Weidong foi o responsável por ter descoberto a espécie, e também por ter encontrado e fotografado o pequeno animal, que inclusive inspirou o personagem Pikachu da franquia Pokémon.

A primeira vez que foi avistado foi em 1983, quando Weidong caminhava pelas montanhas chinesas. Ele ficou intrigado e não conseguiu identificar a espécie do curioso animal, até avistar outro em seguida e confirmar que se tratava de uma espécie ainda não descoberta. Weidong dedicou então sua vida inteira aos estudos do pequeno coelho. O problema é que encontrar o bichinho nem sempre foi uma tarefa fácil. Em 2002 e 2003, por exemplo, Weidong vasculhou as mesmas montanhas com a ajuda de voluntários durante 37 dias, mas nenhum deles foi encontrado.

coelho-ili-pika-china_2

Foi só em julho de 2014 que Weidong e sua equipe conseguiu avistar e registrar as imagens que você vê neste artigo. O coelho foi descoberto nas montanhas Tianshian, no Noroeste da China. A população do animal caiu 70% desde que foi descoberto, segundo cientistas que estudam a espécie, que é conhecida como Ochotona iliensis.

Ainda não se sabe ao certo o responsável pelo desaparecimento deles. Em entrevista à CNN, Weidong disse que se a espécie se tornar extinta enquanto ele viver, ele se sentirá culpado por isso, já que foi ele quem a apresentou ao mundo. O pesquisador suspeita que o desaparecimento do animal tem a ver com o aquecimento global.

[National Geographic]


Publicidade


AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

• posts recentes

• recomendados para você:

About this. | Saiba mais sobre estes links aqui.

• parceiros:

• veja também:

• publicidade: