Além das “vuvuzelas” o que mais se escuta e fala por aí é sobre a tal Jabulani, a famosa bola oficial da Copa do Mundo fabricada pela Adidas. Muito se fala sobre ela em programas de TV, revistas ou jornais, mas o que quase ninguém sabe é a tecnologia por trás de sua produção. Vamos visitar a fábrica da Adidas para saber como ela é feita? Confira a seguir um vídeo do passo a passo da construção do objeto mais perseguido ultimamente na África do Sul. […]

[…] A polêmica bola, que os jogadores reclamam ser muito leve, que se movimenta rápida demais no ar e com movimentos imprevisíveis é desenvolvida pela Adidas com um “know-how” que demorou 5 anos para ser adquirido. Segundo a empresa, a Jabulani é a bola mais avançada em termos de “bolas de futebol” criada até hoje com 8 camadas esféricas unidas sem costura. Mas se ela é tão moderna, por qual motivo então ela causa tanta polêmica assumindo movimentos tão imprevisíveis nos jogos da Copa? O departamento de engenharia da Adidas no Reino Unido por trás da criação dela explica:

“Os movimentos erráticos da bola se devem ao fato dos jogos serem jogados em um nivel elevado de altitude. O ar é mais rarefeito na África do Sul e a resistência a qualquer projétil em condições assim é menor, portanto a trajetória de vôo da bola será bem diferente do que acontece em condições normais.”

Tá explicado porque o Brasil só marcou 2 gols? Já pensou se o Dunga descobre isso, certamente iria usar como desculpa. Chega de curiosidade! Vamos assistir então o processo de fabricação de uma autêntica Jabulani.


URL do vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=B88iSdBNoik

[Via Geeky-Gadgets]

Últimas no ROCK’N TECH

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link