Guia de Bolso Para Iniciantes Em SEO

Por: - 25/02/18 às 09:02 pm
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InternetTech

São raros os empresários que não reconhecem a importância que a internet tem nos dias de hoje para alavancar um negócio. Seja um pequeno negócio, uma empresa recente ou uma marca de renome mundial, a internet é sem qualquer sombra de dúvida o meio preferencial de pesquisa por parte do consumidor.

Assim sendo, se pretende que o seu site seja encontrado mais facilmente pelos seus clientes ou potenciais clientes, terá de utilizar estratégias de SEO. O mesmo vai ser essencial para se fazer notar e diferenciar da concorrência.

Neste artigo apresentaremos um pequeno guia de bolso sobre SEO para pequenas empresas. Veja a seguir:

O que você precisa saber sobre SEO

O SEO (Search Engine Optimization) ou também conhecido como otimização para motores de busca, é uma técnica que aumenta exponencialmente o tráfego que é gerado para o seu site de forma orgânica (ou seja, sem qualquer custo). O melhor é que a mesma pode facilmente aumentar a visibilidade de pequenas empresas ou empresas locais (como é o caso dos restaurantes ou lojas de rua).

No entanto, é muito comum que os gestores de empresas com dimensões mais reduzidas não saibam ao certo como abordar o SEO e como o colocar em prática de forma correta, de modo a obterem os melhores resultados. As dicas que você verá a seguir, são para iniciantes. Considere-as como uma pequena introdução, ou um guia, do que deverá fazer daqui para a frente de forma a alavancar o ranking do seu site nos diversos motores de busca.

Através destas indicações, você irá facilmente perceber a importância do SEO e o que precisa fazer para ter uma boa estratégia e que lhe traga rentabilidade o mais rápido possível.

Porque é que o SEO é tão importante para qualquer empresa?

Engana-se quem acha que só as grandes empresas é que podem ou devem investir em SEO. A verdade é que qualquer empresa pode obter bons resultados nas pesquisas. Porém, existem diversos segredos envolvidos nesta técnica e um dos principais motivos de aplicá-los é que os algoritmos dos diferentes motores de buscas, principalmente do Google, foram criados para apresentar apenas resultados das empresas que empregam estes segredos para cada um dos termos de pesquisa que são indicados.

Uma boa estratégia de SEO consiste em conteúdos únicos, originais e informativos, mas também é importante que as imagens destes conteúdos sejam de boa qualidade, e que possam ser retiradas de um banco de imagens grátis. Isto seria praticamente meio caminho andado para conseguir destacar-se em relação à concorrência.

SEO é extremamente importante para as pequenas empresas pelos seguintes motivos:

  • Ajuda a atrair novos clientes;
  • Promove a sua marca de forma autônoma;
  • Aumenta a sua probabilidade de venda frente à concorrência;
  • Aumenta e reforça a sua reputação online;
  • Faz com que a empresa aumente sua notoriedade;
  • Divulga o conhecimento da sua empresa sobre determinado tema;
  • Ajuda a conhecer melhor os clientes e as suas necessidades.

No entanto, antes de começar, existem algumas questões que deve-se levar em conta, sendo que a principal é que a obtenção de resultados não aparece de um dia para o outro. O SEO é realmente uma tática que apresenta excelentes resultados (se for bem trabalhada), no entanto, os mesmos aparecem a médio/longo prazo. Só através de esforço contínuo e dedicação é que conseguirá obter resultados reais.

Outra questão muito importante é que os resultados obtidos pelos diversos motores de busca, são frequentemente ajustados, assim sendo, é possível que vá conseguindo rankear a sua página da melhor, de forma a chegar até a 1ª página, e depois aos 3 primeiros lugares (aqueles que têm a maior visibilidade).

Deve-se também levar em conta que uma estratégia de SEO deve ser construída a longo prazo e não a curto prazo. Por exemplo, a escrita de conteúdos deve ser programada de forma mensal ou semestral de modo a que não haja nenhum imprevisto.

Ao construir um plano coerente de SEO, deve levar em conta o seguinte:

  • Decida se será um trabalho interno (se tem alguém com formação em marketing que o possa fazer) ou se irá terceirizar o serviço;
  • Analise a sua presença online;
  • Registe em uma planilha, ou de outra forma que achar mais conveniente, o seu site, as redes sociais em que está inserido e os diretórios de busca;
  • Registe todos os dados de business intelligence associados a cada um dos registos da planilha que criou anteriormente (o Google Analytics poderá te oferecer uma visão geral e detalhada de todos estes dados, enquanto os insights da plataforma lhe darão informações específicas apenas a determinadas redes sociais ou plataformas);

2 etapas para melhorar seu ranking nas pesquisas

Existem diversas maneiras de melhorar o ranking de pesquisa do seu site nos diversos motores de busca, no entanto este é um guia para iniciantes. Desta forma, iremos apenas indicar-lhe 2 questões que você deverá ter em mente antes de começar.

1. Site otimizado

O primeiro passo é verificar se o seu site é responsivo e se está otimizado para os diversos dispositivos móveis. Cada vez mais os consumidores acessam websites através de um smartphones ou tablets, assim sendo, se o seu site não for otimizado, ele não irá oferecer ao consumidor a experiência de navegação que ele espera. Só este motivo já é mais do que suficiente para fazer você perder um potencial cliente. O Google oferece uma ferramenta (teste de compatibilidade com dispositivos móveis) capaz de verificar se o site se encontra ou não adaptado às novas formas de consumo digital.

2. Construir a sua reputação online

Não é simples começar a construir uma reputação online, no entanto é algo que você deve fazer se pretende alavancar o ranking da sua empresa nos motores de busca.

Assim sendo, peça aos seus clientes para lhe deixarem um feedback positivo em alguma rede social ou plataforma, escreva artigos com conteúdos relevantes e informativos (não adianta duplicar informações de outros sites), crie vídeos ou fotografias originais que se tornem virais.

É um processo trabalhoso, mas acredite, vale a pena e o seu negócio será muito mais rentável. Agora que já conhece os princípios básicos de SEO para pequenas empresas, está na hora de colocar as mãos na massa e começar a ganhar visibilidade. Quanto mais cedo começar, mais cedo irá receber o retorno do investimento no tempo que precisa.

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