A montadora francesa Renault reuniu designers do mundo todo para reinventar seu clássico veículo 4L, mas desta vez a empresa pretende fazer um upgrade no modelo, adicionando um motor elétrico no lugar de motores à combustão. O conceito já tem nome, 4Lectric. Se você não sabe como é o modelo antigo clique aqui para ver a imagem. Já está certo que o 4Lectric terá linhas que remetem ao modelo antigo, porém com um design sofisticado e futurista, mas não será como um simples carro elétrico, ele terá um “algo a mais”.
O carro seria feito de materiais recicláveis provenientes de outros veículos antigos que foram enviados para reciclagem. A ideia da empresa é criar um veículo que não tem como único objetivo carregar pessoas e consumir energia elétrica, mas sim também gerar energia enquanto os passageiros estão se locomovendo com ele.
O 4Lectric possuiria sensores térmicos espalhados por todo a carroceria e películas solares nas janelas e no teto. Teria duas baterias, uma chamada de “personal”, que seria responsável por coletar energia destes sensores térmicos e solares além de coletar também energia dispersada pelos freios enquanto o carro se locomove. Esta energia seria reutilizada pelo próprio veículo, por este motivo leva este nome. A segunda bateria seria chamada de “social” e seria incumbida de armazenar o excesso não utilizado de energia da bateria “personal” e distribuir tal energia para outros veículos quando conectado em pontos de recarga. Tal energia seria reaproveitada por sistemas de transporte público ou transmitida para áreas com acesso limitado de energia.
É uma idéia interessante e solidária. Esperamos que boas idéias e atitudes como estas sejam aplicadas em outros veículos no futuro. Resta saber se todas as principais montadoras que existem terão tal consciência um dia.
[Designboom via The Design Blog]