Quem aí lembra do ASIMO, aquele simpático robô criado pela Honda? A empresa acaba de apresentar mais uma novidade, o All New ASIMO, uma versão melhorada do robô. Eu sempre digo aos meus amigos que assim como no passado todos desejavam ter e hoje em dia todos têm um celular ou smartphone, em breve todos nós desejaremos ter um robô particular, seja para nos ajudar nas tarefas de casa, do trabalho, escola ou até mesmo para tarefas simples do dia-a-dia. Os robôs já estão presentes em muitos lugares no Japão, seja cuidando da limpeza, como recepcionistas, acompanhantes de idosos etc. A Honda está de olho neste mercado, é por isto que não pára de investir em pesquisa e desenvolvimento robótica. Veja mais imagens e informações sobre o novo ASIMO da Honda a seguir.

O tempo passa rápido, o ASIMO completou 10 anos de idade no ano passado e parece que foi lançado ontem. A nova versão apresentada pela Honda tem diversos ‘upgrades’ em relação à versão anterior. O novo ASIMO agora pode se movimentar continuamente de forma independente, sem a ajuda de um humano com um controle remoto nas mãos. Agora ele também é mais inteligente, é capaz de se adaptar a determinadas situações ou tarefas com facilidade.

De acordo com o Press-Release da montadora, o ASIMO deixou de ser uma “máquina automática” para se tornar uma “máquina autônoma”, ou seja, ele é capaz de tomar decisões quando preciso e se movimentar sem colidir com pessoas ou objetos mesmo se estes estiverem em movimento.


O novo ASIMO pode correr a uma velocidade de 9 km/h (o anterior alcançava apenas 6 km/h), possui livres movimentos nos braços, pernas, mãos e dedos. Pode falar e responder a comandos de voz, é capaz de subir escadas, abrir garrafas e comprimentar pessoas sem esmagar as mãos delas. O mais legal é que esta nova versão pode se comunicar com linguagem de sinais (usadas por deficientes auditivos) realizando movimentos rápidos e complexos com os dedos.

O novo ASIMO tem 1,3 m de altura e pesa apenas 48 Kg. Hoje isto pode soar meio exagerado, mas não se assuste se algum dia ver na televisão uma propaganda do tipo: “Viva sua vida, deixe que eles cuidem do serviço pesado, compre um amigo robô!”

[Honda Robotics. Via Geeky-Gadgets]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link