1 – Reservatório de água espacial

maravilhas-que-existem-no-espaco_1

O problema é falta d’água? Não para esta nuvem. A quantidade estimada pelos astrônomos é de cerca de 140 trilhões de vezes a quantidade de água que temos em nossos oceanos. Isso tudo fica armazenado em uma nuvem H20 em formato gasoso. Fica a 12 bilhões de anos-luz daqui e próximo a um buraco negro.


2 – Um planeta feito de diamantes

maravilhas-que-existem-no-espaco_2

55 Cancri-e é um planeta coberto inteiramente de diamantes, e tem quase o dobro do tamanho do planeta Terra. Pega essa Bill Gates!


3 – O planeta gelado que queima

maravilhas-que-existem-no-espaco_3

Gelo queima e queima muito bem! Por incrível que pareça, muitos não sabem disso. Para os que não sabiam, pasmem com este planeta aí da imagem, o Gliese 436 b. Ele tem uma temperatura média de 439 ºC, sua superfície é completamente coberta por água, mas ela não evapora. Ao invés disso, as moléculas se unem para formar algo conhecido como “gelo quente.”


4 – Uma nuvem com cheiro de framboesa!

maravilhas-que-existem-no-espaco_4

A Sagittarius B2 é uma nuvem de poeira cósmica composta basicamente de formiato de etila, a mesma substância que dá framboesas seu gosto e cheiro. Caso então você tenha dúvidas sobre qual o cheiro do centro de nossa galáxia, agora já sabe.


5 – Um sistema pra lá de iluminado

maravilhas-que-existem-no-espaco_5

A 49,8 anos-luz da terra existem seis estrelas orbitando ao redor de um centro de massa. Este sistema de múltiplas estrelas se chama Castor. O conjunto é 54 vezes mais brilhante do que o nosso Sol, dá pra fazer um bronzeado maneiro lá. Se quiser saber mais detalhes assista este vídeo http://youtu.be/LhNceVrXknk?t=39s.


6 – Um planeta que não gira, e que talvez possa ser habitado


maravilhas-que-existem-no-espaco_6

Lembra do planeta de gelo que queima? O Gliese 581 c é vizinho dele e os cientistas dizem que é o candidato mais indicado para uma futura colonização. O planeta não gira, então o lado iluminado é super quente e o lado escuro é frio a beça, mas no meio há uma pequena faixa de território temperado, é ali que poderemos morar um dia.


7 – Estrelas que viajam em hipervelocidade

maravilhas-que-existem-no-espaco_7

Sim, existem estrelas viajando pelo espaço a velocidades que chegam a trilhões de quilômetros por hora.


8 – Eletricidade #MODEON

maravilhas-que-existem-no-espaco_8

Em um buracos negro próximo de nós existe um campo de eletricidade que emana uma quantidade absurda de energia elétrica, com uma área tão grande que ultrapassa a da nossa Via Láctea.


9 – Um dos maiores objetos que se tem notícia

maravilhas-que-existem-no-espaco_9

Himiko Cloud é uma nuvem que tem quase a metade das proporções de nossa Via Láctea, é considerada um dos maiores objetos que se tem notícia no universo.


10 – No Large Quasar Group as leis da física não funcionam

maravilhas-que-existem-no-espaco_10

E se você pensava que a Himiko era grande, espere até conhecer o Large Quasar Group (LQG), é muito maior. É 40 mil vezes maior do que nossa galáxia. Se uma nave viajasse na velocidade da luz ela levaria 4 bilhões de anos para atravessá-la. O grande diferencial dela é que ela consegue quebrar até mesmo algumas leis da física. Wow!!!


11 – A estrela da luz dobrada

maravilhas-que-existem-no-espaco_11

E por falar em leis da física, o que você está vendo aí é uma estrela azul em torno de uma estrela amarela. A luz dela está sendo dobrada, isto mesmo, dobrada. Como resultado a estrela azul fica deformada. Isso ocorre devido à estrela estar próxima de um corpo extremamente massivo, provando a teoria criada por Einstein chamada Einstein Ring (Anel de Einstein). Veja mais informações aqui.


12 – Unicórnios existem?

maravilhas-que-existem-no-espaco_12

Não. Aliás, não que eu saiba, mas a nebulosa Trifid certamente se assemelha com um deles.


13 – Mickey Mouse do espaço

maravilhas-que-existem-no-espaco_13

Olha o Mickey desenhado na superfície de Mercúrio. O ratinho tá famoso!


14 – Uma estrela na temperatura ideal!

maravilhas-que-existem-no-espaco_14

Apesar de estarmos acostumados com estrelas ardendo em chamas, os cientistas descobriram recentemente um astro com temperatura média 31 ºC.


15 – Uma das maiores estrelas do universo, a gigante vermelha

maravilhas-que-existem-no-espaco_15

Se você achava o Sol grandão, permita-me lhe apresentar a VY Canis Majoris. É uma estrela hipergigante vermelha localizada na constelação de Canis Major. É uma das maiores estrelas conhecidas, tem 1500 vezes o tamanho do nosso Sol. É até cômico de ver, se liga só neste vídeo pra ver como somos micróbios perto dela http://www.youtube.com/watch?v=x1pjHEpu7no.


16 – Os magníficos pilares da criação

maravilhas-que-existem-no-espaco_16

É basicamente um enorme “viveiro de estrelas,” com centenas de milhões de anos-luz de diâmetro. É esplêndido!


17 – Magnetars: Elas estão descontroladas!

maravilhas-que-existem-no-espaco_17

Girando descontroladamente, estas estrelas são capazes de destruir seu cartão de crédito, mesmo que esteja a milhões de quilômetros de distância, graças ao enorme campo magnético.


18 – Matéria negra

maravilhas-que-existem-no-espaco_18

Se você juntar todo o que conseguimos enxergar no universo, tudo acumularia apenas 5% da massa total do universo. O que é o resto então? 27% deste montante é invisível e se chama “matéria escura.” Veja mais sobre Matéria negra no Wikipédia.


19 – Energia negra

maravilhas-que-existem-no-espaco_19

Não confunda com o “lado negro da força.” Para deixar tudo mais interessantes, 68% de tudo que existe é hipoteticamente formado por energia negra (ou energia escura), e isto de alguma forma está expandido o universo. Ok, pode entrar em pânico agora. Veja mais sobre energia negra no Wikipédia.


20 – Buracos negros

maravilhas-que-existem-no-espaco_20

Os buracos negros são os mais temidos do universo. Além do horizonte de eventos de um buraco negro, ou de sua fronteira gravitacional, nada pode escapar. Nem mesmo a luz, NADA ESCAPA DELES, nem mesmo o Chuck Norris. Não que eu seja preconceituoso, mas eu não gosto deles.


21 – Buracos brancos

maravilhas-que-existem-no-espaco_21

Eles são o oposto dos buracos negros, mas infelizmente apenas existem em teoria. A matéria entra por um lado e sai pelo outro. Alguns dizem que eles podem guardar respostas para coisas loucas do universo, como como viajar no tempo, por exemplo. Eu gostei dos buracos brancos, não que eu seja preconceituoso, entende?

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!