O primeiro GPS do mundo datado de 1920.

Por: - 02/10/10 às 10:47 am
1.051 visualizações
CuriosidadesGadgets

Quem já usou GPS em algum momento deve ter pensado: “Puxa! Desse jeito é muito mais fácil, que prático!”. E realmente é. Mas o que ninguém sabe é que o ‘conceito’ do GPS já existia no passado. Podemos dizer que o primeiro “GPS” criado pelo homem encontrado é este da imagem acima, em forma de relógio de pulso e datado de 1920.

Seu funcionamento é simples. Ele é composto por um mapa enrolado em forma de pergaminho. Conforme a pessoa roda um dos rolos o mapa vai aparecendo. Quando fosse preciso trocar de destino bastava substituir o mapa. O GPS do início do século passado provavelmente deve ter sido usado por motoristas para se orientarem. Interessante, mas creio que devia dar um trabalhão ficar rodando os rolinhos conforme o motorista seguia seu caminho. O ponto positivo é que este com certeza não perde sinal GPS.

O “Tom Tom” de 1920 nunca decolou, talvez porque na época não existiam muitos motoristas para comprá-lo. O dono do relógio se chama Maurice Collins, um empresário aposentado de Muswell Hill, Londres, que tem uma coleção de gadgets históricos de dar inveja a muitos colecionadores. De acordo com ele, sua coleção é composta por “Produtos engenhosos que tentavam resolver a dificuldade humana”. A coleção de Collins atualmente está em exibição no British Library Business and Intellectual Property Centre, localizado em Londres, Inglaterra. Conheça sua coleção de gadgets curiosos de antigamente no site do jornal Daily Mail.

[Via Daily Mail, via DVICE]

Tags:
veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!

close-link