Por milhares de anos, desde os primórdios nós humanos desenhamos à mão livre, seja em paredes de cavernas ou mesmo usando o bom e velho lápis e papel. O fato é que nos acostumamos a desenhar em 2D, mas graças a um projeto chamado 3Doodler lançado no KickStarter, essa arte milenar será reinventada! A 3Doodler é uma “caneta impressora” que permite que desenhemos qualquer desenho em 3D assim como as famosas impressoras 3D fazem, só que à mão livre.

O grande mistério das impressoras 3D está em sua “tinta” que na maioria dos vezes é constituída por um tipo de plástico chamado ABS. O plástico é derretido e depositado pela impressora nos locais certos de acordo com as formas do desenho. O que o 3Doodler faz é um processo parecido, ela recebe um cartucho – que nada mais é do que um filete de plástico – e trabalha como uma pistola de cola quente, o plástico é derretido conforme vai saindo dela e logo em seguida se solidifica na forma desejada. O segredo da caneta está no fato do plástico se resfriar de forma muito rápida, isso permite desenhemos no ar literalmente!

Pra desenhar é fácil, só depende da nossa imaginação! No vídeo abaixo é possível entender melhor como ela funciona.

Os criadores do projeto buscam por ajuda para disponibilizar a 3Doodler comercialmente. Caso você tenha gostado dela e esteja interessado em comprar uma, saiba que antes é necessário colaborar com a campanha contribuindo com pelo menos US$ 75,00 na página do projeto lá no Kickstarter. Todos aqueles que colaborarem receberão um exemplar da caneta previsto para ser entregue em Novembro deste ano (2013). Show! Curtiu? Só tome cuidado para não queimar a mão hein?! Veja alguns exemplos abaixo criados com a caneta.


[Likecool]

veja também:
comentários

Curtiu? Acompanhe o
ROCK'N TECH no Facebook!