Como Fazer Backup do WhatsApp e Recuperar Dados Apagados? Descubra

Fazer backup do WhatsApp é fácil
Foto: Jacob Lund / Adobe Stock

Fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados é algo muito importante para qualquer usuário desse mensageiro. Afinal, não são raras as ocasiões em que acabamos apagando sem querer algum dado, ou que o aparelho dá pane e deleta coisas importantes.

Pensando nisso, hoje trouxemos para você muitas dicas e informações sobre como você pode restaurar arquivos perdidos do WhatsApp com métodos diferentes.

Sendo assim, não deixe de acompanhar até o final, pois essas dicas podem salvar você de situações complicadas!

Como fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados

Muita gente usa o WhatsApp como principal app de mensagens, seja para fins pessoais, sociais ou profissionais. A saber, alguns anos atrás, uma pesquisa apontou que 92% dos entrevistados afirmaram usar o aplicativo diariamente.

Ademais, ninguém selecionou as opções de frequência de uso “poucas vezes no mês”, “quase nunca” ou “nunca”. Além disso, o WhatsApp está instalado em 99% dos celulares do Brasil, sendo utilizado por cerca de 165 milhões de brasileiros.

Desse modo, dada a importância do “zap” no cotidiano das pessoas, dá para se ter uma ideia de como é importante saber como fazer backup do WhatsApp e recuperar dados perdidos.

A seguir, vamos te mostrar as principais maneiras que você pode usar para solucionar esse problema.

1. Com o Wondershare MobileTrans

fazer backup do WhatsApp com MobileTrans
Imagem: Reprodução | Wondershare

O Wondershare MobileTrans é um software excelente para restaurar dados perdidos do WhatsApp, além de possuir muitas outras funcionalidades.

Com ele, você tem vantagens em relação a qualquer outro método que mostraremos aqui, uma vez que ele pode recuperar arquivos de celulares Android e iOS, sem que você tenha feito qualquer backup prévio, em qualquer período e o melhor: você pode escolher quais dados quer recuperar e quais quer descartar.

Para usar o MobileTrans para fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados, basta baixar o programa em seu PC, conectar o celular e seguir as instruções.

Em poucos cliques, você realiza o resgate dos seus arquivos e ainda pode manter uma cópia de segurança em uma pasta do PC, se quiser.

MobileTrans Wondershare
Imagem: Reprodução | Wondershare

2. Com o backup local do WhatsApp

Apesar da popularidade desse mensageiro, muitas pessoas não sabem como fazer um backup do WhatsApp, ou como resolver caso as conversas sejam apagadas.

No entanto, o WhatsApp possui um sistema de backup local, que pode ser configurado para acontecer em períodos de 1 dia, 1 semana, 1 mês ou nunca. 

Para ativar essa função, clique nos três pontinhos localizados no canto superior da tela, depois em “Configurações”, “Conversas” e “Fazer backup das conversas”.

Então, indique a frequência na qual deseja que seja feito o backup e pronto.

Dessa forma, se algum dado for apagado durante o período no qual a cópia de segurança está programada para ser feita, você conseguirá recuperá-lo. 

Para isso, desinstale o aplicativo e depois instale novamente, clicando em “Restaurar conversas” durante o processo de instalação.

3. Com o Google Drive

Se o seu celular é um Android, você pode fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados usando o Google Drive.

Para isso, acesse as Configurações do seu celular e selecione “Aplicativos”. Role a página ou use o ícone de lupa para localizar o WhatsApp e então, clique em “Armazenamento”. Siga as etapas para limpar os dados de navegação e confirme.

Feito isso, abra novamente o WhatsApp e selecione “Concordar e continuar”, insira o seu número de telefone e o código de verificação que receber por SMS. Aí é só clicar em “Fazer backup das conversas” e pronto.

Lembrando que esse tipo de método para recuperar as conversas só funciona se o backup do WhatsApp estiver ativado antes de as mensagens serem apagadas.

4. Com o iCloud

Se você usa o WhatsApp em um iPad ou iPhone, ou seja, em um dispositivo com sistema operacional IOS, pode usar o iCloud para fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados.

Como você sabe, o iCloud é o sistema de armazenamento de dados em nuvem da Apple e todos os usuários dos aparelhos da marca têm acesso a ele. 

Para restaurar conversas apagadas por meio do iCloud, você só precisa desinstalar e instalar novamente o WhatsApp do seu aparelho, lembrando de clicar em “Restaurar conversas” no processo.

Porém, mais uma vez esse método só funciona se você tiver ativado a periodicidade do backup com antecedência e os dados tiverem sido apagados dentro do período estipulado.

Qual a melhor maneira de fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados?

Como vimos, não há razão para se desesperar caso seu celular “dê pau” ou você apague mensagens do WhatsApp sem querer, pois existem muitas maneiras de corrigir isso.

No entanto, se você não tiver configurado o backup do aplicativo antes, pode ser que os arquivos se percam para sempre e você não consiga reavê-los sem ajuda externa.

Felizmente, como dissemos na primeira dica, você pode contar com o MobileTrans para fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados.

Além disso, ele também oferece muitas outras funcionalidades importantes para quem usa bastante o celular, como transferir backup do Android para iPhone, transferir dados e fazer uma cópia para o PC, dentre muitas outras.

Wondershare MobileTrans
Imagem: Reprodução | Wondershare
Wondershare MobileTrans para WhatsApp
Imagem: Reprodução | Wondershare

Conclusão

Hoje em dia, o celular passou a ser uma parte crucial das nossas vidas. Afinal, o usamos para nos comunicar com a família, amigos, colegas de trabalho, para armazenar lembranças em formato de arquivos de foto, vídeo, e muito mais.

Além disso, os apps de mensagem, em especial o WhatsApp, também têm uma importância gigantesca em nossa rotina, em especial para quem trabalha pela Internet.

Desse modo, para evitar problemas e se prevenir contra eventuais adversidades, é muito importante contar com programas eficientes e de fácil manuseio. E o MobileTrans é tudo isso e muito mais.

Com uma interface fluida e intuitiva, muitas funcionalidades em um único lugar e muito eficaz na solução de problemas, o MobileTrans é um software que você não pode deixar de usar.

Gostou de saber como fazer backup do WhatsApp e recuperar dados apagados? Agora baixe o MobileTrans e nunca mais passe sufoco!

[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

• posts recentes

• recomendados para você:

About this. | Saiba mais sobre estes links aqui.

• parceiros:

• veja também:

• publicidade: