Golpes no WhatsApp: Saiba Como Identificar e se Proteger

Por: - 09/05/19 às 01:29 am
64 visualizações
InternetTech
Ícone do whatsapp 3D na tela de um smartphone

Sem sombra de dúvidas, o WhatsApp é, atualmente, o aplicativo de mensagens mais conhecido e utilizado por pessoas de todos os cantos do mundo. Ao redor do globo, os números já alcançaram a marca de 1,5 bilhão de usuários e, só no Brasil, já passam de 120 milhões de usuários do app.

Infelizmente, isso também despertou a atenção de gente mal intencionada, que tenta tirar proveito e aplicar golpes no WhatsApp de usuários desavisados.

Para evitar ser vítima desse tipo de infortúnio, confira algumas dicas fundamentais na hora de usar o WhatsApp e não cair em golpes!

1. Desconfie de promoções que prometem demais!

“Clique aqui e ganhe uma passagem de avião para Paris!” ou “Compartilhe esse link com seus contatos e ganhe mil reais!”, ou até mesmo “A empresa X irá doar 10 centavos para cada pessoa encaminhar esta mensagem pelo menos para duas pessoas”, são exemplos de mensagens das quais você deve desconfiar, principalmente se o remetente for um número desconhecido.

Estes exemplos citados acima podem até parecer exagerados, mas acredite: tem golpista que utiliza esse tipo de abordagem, e ainda tem muita gente que cai na armadilha! Então a dica é avaliar muito bem antes de clicar ou compartilhar qualquer link que prometa coisas incríveis demais em troca.

Mesmo se você receber esse tipo de conteúdo de algum contato conhecido, confira com a pessoa sobre a procedência da mensagem, pois às vezes seus amigos ou familiares já podem ter caído em algum tipo de golpe e sequer sabem que seus números do WhatsApp estão espalhando as mensagens falsas por aí.

2. Avalie a confiabilidade dos links

Uma das maneiras mais fáceis dos golpistas conseguirem o que querem com os golpes cibernéticos é enviando links que prometem redirecionar o internauta para uma página de interesse da pessoa.

VEJA TAMBÉM:  Casal engravida graças ao iPhone.

Por exemplo, se você receber pelo WhatsApp alguma indicação de promoção de uma empresa conhecida, vá até o site oficial da marca e verifique se a campanha realmente existe. É simples e pode evitar grandes problemas!

3. Preste atenção no formato da mensagem

Um erro muito comum de pessoas ou grupos que aplicam golpes é fazer o disparo de mensagens cheias de erros gramaticais e de ortografia, justamente por não serem empresas reais preparadas para formatar o conteúdo de uma campanha de modo adequado.

Esse é um ponto bem explícito e fácil de identificar ao receber mensagens suspeitas pelo WhatsApp. Se você achar que o texto ou a imagem de uma promoção estão estranhos, o melhor a fazer é ignorar!

Smartphone mostrando WhatsApp na tela

4. Não informe seus dados pessoais

Principalmente para desconhecidos! De fato, algumas organizações que mantêm contato frequente com seus clientes acabam solicitando para que os mesmos confirmem o nome completo e CPF, por exemplo, a fim de checar a data de uma próxima consulta médica, por exemplo.

Mas esses são casos excepcionais e, mesmo que você conheça a empresa com a qual está trocando mensagens instantâneas, evite essa opção o máximo que puder.

Dica Extra: Instale um bom antivírus no seu celular

Como praticamente tudo o que fazemos hoje em dia está conectado à internet, é preciso redobrar todos os cuidados para evitar ataques virtuais.

Uma atitude simples como instalar um antivírus para celular pode ser crucial para manter suas informações pessoais longe de ações desonestas de golpistas por aí.

O antivírus para Android da Bitdefender utiliza tecnologia de alta detecção, combinada a verificação na nuvem, garantindo assim que seu dispositivo fique a salvo de eventuais ataques.

Você possui outras dicas de como se proteger de golpes no WhatsApp? Desça até os comentários e compartilhe com a gente!

Imagens: HeikoAL (Pixabay)

Tags:
veja também:
comentários