O Chatbot no Whatsapp chegou para facilitar o atendimento e as estratégias de marketing digital da sua empresa. O chatbot é um robô que conversa com leads e clientes que chegam até o whatsapp da sua empresa, respondendo dúvidas, enviando fotos e demais ações que são programadas de forma personalizada pela sua empresa.
Neste artigo, vamos te explicar como utilizar o chatbot no whatsapp, unindo as estratégias de marketing e gerando mais engajamento, conversões e vendas. Continue a leitura e saiba como revolucionar o seu negócio!O que é chatbot e suas vantagens
Antes de explicar as estratégias de marketing, vamos apresentar o tema principal deste artigo: o chatbot. Nos tópicos seguintes explicamos o que é o chatbot e quais vantagens ele oferece para as empresas, te mostrando o quanto essa ferramenta é eficaz para o seu negócio.
O que é chatbot
O chatbot é um robô que age em diferentes chats, sendo um deles o whatsapp. Esse robô pode ou não utilizar a Inteligência Artificial, mas mesmo em opções sem a IA, o bot demonstra um atendimento de alta qualidade, sendo similar ao atendimento humano.
Assim, de forma resumida, o chatbot é um robô que conversa com leads e clientes que chegam até o chat da sua empresa. Indicamos que você centralize a comunicação em apenas um canal, o whatsapp. Isso porque o whats é um dos apps mais baixados no Brasil, estando em milhões de celulares e sendo visto centenas de vezes por dia, o que faz do app uma potência de comunicação!
Quais as vantagens
O chatbot no WhatsApp possui muitas vantagens, isso porque o atendimento é o coração das vendas e da fidelização de clientes, e sem vendas é impossível manter e crescer qualquer empresa. Dessa forma, melhorar o atendimento impacta positivamente em todos os setores da empresa.
Além de melhorar o atendimento, o chatbot, por ser um robô, possibilita um atendimento 24h e todos os dias da semana, não tendo pausa. Assim, independente do dia ou horário, a pessoa que entrar em contato com a sua empresa, sempre receberá um atendimento.
Isso melhora a experiência do usuário e faz com que dúvidas simples sejam respondidas sem a necessidade de um ser humano atender, otimizando o tempo dos colaboradores e entregando um atendimento de qualidade e imediato.
Para facilitar, listamo algumas das várias vantagens que o chatbot no whatsapp proporciona:
- atendimento ágil e automatizado
- otimização do tempo dos funcionários
- melhora da experiência do usuário
- atendimento 24h
- redução de custos
- mais chances de vendas e engajamento
- atendimento assertivo ao analisar o que foi conversado com o chatbot
Estratégias de marketing para aplicar com o chatbot no WhatsApp
Para que toda a potência do whatsapp e que os recursos de automação de atendimento do chatbot sejam aproveitados ao máximo é preciso algo básico: atrair leads!
Assim, para que haja engajamento e vendas por meio do whatsapp, é preciso primeiro pensar em estratégias que atraiam o público alvo da sua empresa, gerando leads recorrentes.
Se você deseja que os leads cheguem até o whatsapp da sua empresa, uma ação muito importante é a de centralizar as estratégias nesse canal. Ou seja, unir as estratégias de captação de leads nas redes sociais, site e e-mail marketing, para que o contato seja focado no whatsapp.
Dessa forma, adicione onde for possível o link direto para o whatsapp, como em legendas no linkedin e facebook, link da bio do instagram, botões de CTA no e-mail, campo obrigatório a ser preenchido nos formulários. Para que os leads sejam direcionados para o mesmo comunicador, o mesmo contato.
Essa simples ação já irá aumentar consideravelmente o volume de captação de leads e automaticamente as chances de conversão. Além dessa dica, selecionamos outras duas que são chave para o crescimento da sua empresa, confira nos tópicos seguintes.
Captando o público alvo
A questão de conversão está mais relacionada a qualidade do que a quantidade, assim, captar leads quentes é uma vantagem para as vendas. Com isso em mente, o primeiro passo para traçar a linha de estratégia de captação dos leads é definir o público alvo.
Para atrair é preciso comunicar com o público certo e chamar a atenção daquelas pessoas que fazem parte do perfil de cliente ideal da sua empresa. Por isso, contrate uma agência ou profissionais internos para a criação das personas da sua empresa.
Personas são como personagens, com nome, idade, gostos, hobbies, profissão, família e demais informações similares a de uma pessoa real. Criar a persona ou personas da sua empresa direciona a comunicação.
Por exemplo, a sua empresa é uma churrascaria, logo a persona não seria algum vegetariano, e não seria sabia investir em uma comunicação que atrai esse público, pois o mesmo jamais se tornaria um cliente do seu estabelecimento.
A criação da persona direciona todas as ações de marketing, para que a sua empresa saiba como comunicar-se com o público alvo, saiba quais assuntos criar no blog e redes sociais, quais anúncios chamam mais a atenção e etc.
Portanto, se você deseja atrair muitos leads para o whatsapp da sua empresa, o primeiro passo é definir com quem você quer falar e para quem você quer vender.
Fluxos de nutrição e CRM
Após atrair e captar os leads é o momento de nutrir eles, levando do topo do funil até o fundo. E nessa etapa é crucial ter os fluxos de nutrição bem definidos e organizados, e para isso a sua empresa vai precisar de um CRM com integração com WhatsApp.
O CRM irá organizar os leads conforme o canal por onde chegaram, direcionando eles para o fluxo certo. Assim, os leads que chegaram por uma estratégia de captação de leads de topo, serão adicionados no fluxo de nutrição de topo, e o mesmo ocorrerá com os leads de meio e de fundo.
Essa organização permite uma comunicação assertiva, que realmente entrega um conteúdo que gera engajamento com o lead, que aumenta as taxas de respostas nas mensagens enviadas e que faz com que o lead se torne um cliente muito mais rápido.
Para aproveitar ao máximo do que o whatsapp que o chatbot tem a oferecer, você precisa de um CRM robusto, indicamos o KOMMO CRM.