Os 10 fósseis vivos mais fascinantes que existem

Por: - 15/04/14 às 12:13 pm
7.358 visualizações
-ListasBiologia
6. Seriema
fosseis-vida-real_6-seriema

Imagem: Wikimedia

Uma pesquisa recente identificou relações muito próximas entre a seriema e as gigantes – agora extintas – “Aves do Terror“. Elas têm pouco menos de um metro de altura, são encontradas em savanas e florestas abertas da América do Sul e são carnívoras, mas devido ao seu bico relativamente fraco, a seriema acaba se alimentando de pequenos répteis, aves e roedores.


7. Oricteropo, ou aardvark
fosseis-vida-real_7-aardvark

Imagem: Reprodução/ Digital Deconstruction

O oricteropo (Orycteropus afer) é um mamífero africano, o único representante vivo da ordem Tubulidentata. Ele também é conhecido como aardvark, jimbo ou porco-da-terra. Pesando entre 40 e 100 kg, este animal tem uma pele espessa e de cor amarelada a acastanhada, revestida por poucos pelos, e orelhas compridas e bicudas. Geneticamente, o animal pode ser considerado um fóssil vivo por causa do antigo arranjo dos seus cromossomos. [Fonte]


8. Tubarão cobra
animais-mais-exoticos_10

Imagem: Reprodução/ Primeira Hora

O tubarão-cobra é uma espécie de tubarão que é raramente vista, porque seu habitat natural é de pelo menos 600 metros de profundidade. A mais recente aparição do animal aconteceu no Japão em 2007, quando uma fêmea da espécie foi capturada e filmada por funcionários de um parque marítimo japonês. Os funcionários do parque capturaram a criatura de 1,6 metro, que eles identificaram com sendo um tubarão-cobra fêmea. A espécie é muitas vezes chamada de “fóssil vivo” por ser primitiva e ter mudado muito pouco desde os tempos pré-históricos.
[Fonte]


9. Carettochelyidae, ou tartaruga-nariz-de-porco
fosseis-vida-real_9-tartaruga-nariz-de-porco

Imagem: Aqua.org

Como o único membro vivo da família Carettochelyidae, a carettochelyidae, também conhecida como tartaruga-nariz-de-porco, é diferente da maioria das tartarugas de água doce, e não apenas por causa de seu focinho distintivo, elas têm nadadeiras que mais se assemelham aos de tartarugas marinhas, tornando-as quase totalmente aquáticas. Um fato curioso é que elas são onívoros, já foram flagradas se alimentando da carne de cangurus ou de gados que morrem nas encostas de lagos ou rios. [Fonte]


10. Tubarão-duende
criaturas-mais-feias-e-bizarras_tubarao-duende_2

Imagem: Wikimedia Commons

O tubarão-duende habita águas profundas, raramente é visto com vida e é muito raro de ser encontrado. Desde 1898 foram encontrados apenas 36 tubarões-duende. Pensa-se que esta espécie é uma das mais antigas espécies de tubarão existentes no mundo animal. O último tubarão-duende encontra foi na costa do Rio Grande do Sul, Brasil, no dia 22 de setembro de 2011.
[Fonte]



Publicidade


Pág: 1 2ver tudo

veja também:
comentários