Novo conceito de nave interestelar da NASA parece ter saído de filmes de ficção científica

conceito-nasa-nave-interestelar_1
Imagem: NASA

Um pouco de “nerdice” para você que está cansado de ouvir falar de Copa do Mundo:

“O espaço, a fronteira final…” É mais ou menos este o lema que os engenheiros da NASA devem ter ao criarem seus projetos. A agência apresentou dois projetos de naves interestelares que deixaram os entusiastas por filmes de ficção científica de boca aberta. Veja mais imagens e conheça a outro modelo a seguir:

conceito-nasa-nave-interestelar_2
Imagem: NASA

conceito-nasa-nave-interestelar_3
Imagem: NASA

As naves apresentadas pela NASA teriam como objetivo encarar missões em viagens interestelares denominadas warp drive. Para entender melhor o que é isso, vamos à explicação do site portal do astrônomo:

Em 1994, o físico mexicano Miguel Alcubierre publicou um artigo notável no qual descrevia uma solução que permitia velocidades que ultrapassam a velocidade da luz. O modelo de Alcubierre, denominado warp drive (tradução: distorção impulsionada), recorre a uma expansão e uma contração do espaço-tempo, respectivamente, de forma a permitir nos afastarmos de um objeto e aproximarmos de outro a enormes velocidades. Teoricamente, poderíamos utilizar este modelo para fazermos viagens interestelares hiper-rápidas, criando uma distorção local do espaço-tempo que produzisse uma expansão na parte traseira de uma nave espacial e uma contração na parte frontal da mesma. Deste modo, a nave, envolvida por uma bolha de Alcubierre, seria afastada da Terra e aproximada a um destino distante pelo próprio espaço-tempo.

Pirou? Se isso soa como algo cômico ou fictício demais para você, prepare-se para se surpreender, pois já tem gente trabalhando – e muito – pra tornar este modelo de viagem aí de cima viável. Prova disso são as próprias espaçonaves deste artigo.

Assista a seguir a apresentação das espaçonaves como provável alternativa capaz de tornar isso realidade, realizada pelo Dr. Harold White, chefe do dpto. de Propulsão Avançada da NASA, no final do ano passado:

[Likecool]

Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no twitter
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no facebook
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: