Líder no mercado de celulares no Brasil, a Motorola anunciou seus dois novos modelos de navegadores GPS. Pra não ficar pra tráz com a concorrência, a empresa entrou no segmento de GPS veicular no final do ano passado, ao lançar os mesmos dois aparelhos nos Estados Unidos.
Segundo a Motorola Brasil, o mercado nacional é “muito atrativo” e, por isso, a empresa resolveu comercializar por aqui os modelos TN30 e TN20. Ambos usam o sistema Motonav, desenvolvido pela própria Motorola e já usado em celulares da empresa, como o T815 e o Q11. O conteúdo dos mapas será do Maplink. Já os pontos de interesse, como lojas, postos de gasolina e restaurantes, são do Guia 4Rodas e da Telelistas. O conteúdo, segundo a empresa, poderá ser atualizado a cada seis meses. Mas ainda não definiu se essa atualização será cobrada. O TN20 tem tela de 3.5 polegadas, enquanto o TN30 tem 4.3 polegadas, ambos touchscreen. Além das dimensões, o TN30 tem como diferencial o sistema de conexão via Bluetooth. Com ele, é possivel continuar usando o navegador durante ligações – apenas as orientações por voz ficam desativadas enquanto a chamada estiver acontecendo. O sistema permite ainda que um trajeto já traçado seja alterado durante a rota. Porém, não há informações sobre trânsito. O kit do produto virá com suporte, carregador de carro, CD de backup dos mapas e disco para superfície porosa, para que o usuário tenha opção de colocar o GPS em um lugar mais discreto do que o vidro do carro. Esse é um diferencial genial. Os equipamentos possuem 1300 cidades cadastradas, entre as quais 300 são completas. Os preços sugeridos pela fabricante são de R$ 799 para o TN20 e R$ 1.199 para o TN30.