CLOSE
avião com asas iguais de pássaros
Foto: Eli Gershenfeld, NASA Ames Research Center

Asas de avião são tradicionalmente fortes, grandes e resistentes, mas uma equipe de pesquisadores liderada pela NASA criou um avião com asas iguais de pássaros, flexíveis e que se transformam automaticamente durante o voo.

Medindo cerca de quatro metros de largura, o novo avião com asas iguais de pássaros possui asas construídas a partir de milhares peças que se encaixam e que também se comportam de forma similar à asa de um pássaro, diz um dos autores do relatório, o engenheiro de pesquisa da NASA, Nick Cramer.

Um avião com asas iguais de pássaros: Como assim?

NASA Cria Avião Com Asas Iguais de Pássaros
Foto: Kenny Cheung, NASA Ames Research Center

“Um condor trava suas articulações durante o voo e, em seguida, ajusta sua asa para um formato que garante uma maior performance durante o voo; então, quando ele quer fazer uma manobra mais agressiva, dobra o ombro. É semelhante ao que estamos fazendo aqui “, disse ele em uma entrevista por telefone.

Mas não é apenas a maneira como a nova asa funciona que a diferencia. De acordo com pesquisadores que foram coautores de um artigo publicado esta semana na revista “Materiais e estruturas inteligentes”.

avião com asas iguais de pássaros
Foto: Reprodução/NASA Ames Research Center

A equipe, incluindo especialistas da NASA e do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, afirma que seu design pode levar a eficiências significativas na futura fabricação e manutenção de aviões.

Kenneth Cheung, cientista pesquisador do Centro de Pesquisa Ames da NASA, dá o exemplo do Boeing 787 Dreamliner, que é construído a partir de partes do corpo tão grandes que exigem moldes e fornos grandes demais para criá-los, antes de serem transportados em planos ainda maiores até o ponto de montagem. O mesmo se aplica ao Airbus A380.

“O escalonamento de custos e a quantidade de infraestrutura que a empresa precisa investir para implementar esses novos projetos são extraordinários”, disse Cheung em entrevista por telefone. “Então, o que estamos fazendo com esses projetos é tentar reduzir tudo isso, para que você possa ter o mesmo tipo de desempenho em termos de materiais, mas possa fabricá-lo sem configurar toda a infraestrutura necessária atualmente”.

Curte ciência? Confira nossa sessão com vários outros posts sobre Ciência.

[CNN]

veja também:
comentários
 Entre para o nosso
grupo do WhatsApp!

 
sem publicidade  Sem Publicidade
sem spam  Sem SPAM
só curiosidadeSó posts curiosos!
_________

É fácil! É só clicar no
botão abaixo para entrar!

OBS: A interação entre os participantes nos grupos está DESATIVADA. O grupo é exclusivo para divulgação de conteúdo do blog.

entrar no grupo do whatsapp

close-link