A indústria da música vem vivendo um período de mudanças. Desse modo, videoclipes, embora ainda bastante relevantes, de modo geral já não recebem tanto destaque quando comparado à época destas divas pop, quando não havia tanta concorrência para ganhar a atenção do público.
Em um tempo que não tínhamos muitas opções de entretenimento, a grande maioria da população acabava por ter acesso aos mesmos conteúdos. Isso ocorria também com os clipes musicais, que tinham todos os seus detalhes analisados e comentados, inclusive os figurinos.
Apesar de até hoje termos looks de videoclipes que ganham destaque por um motivo ou outro, no passado isso era bem mais comum. Por isso há uma enorme quantidade de visuais utilizados por artistas em seus clipes que são simplesmente inesquecíveis, especialmente tratando-se de divas pop.
Muitas mulheres que cresceram assistindo aos canais de música e eram fãs de música pop já se inspiraram ou até mesmo tentaram reproduzir algum desses looks ainda que sem acesso a tantos recursos de produção quanto as grandes celebridades. Por esse motivo vamos relembrar esses visuais com algumas produções utilizadas pelas divas pop que estão entre as mais marcantes da história dos videoclipes.
Divas Pop em: Looks icônicos de videoclipes
Índice:
Britney Spears – Oops I Did It Again
Britney dominou a música durante o final da década de 90 e início dos anos 2000, sempre nos proporcionando looks memoráveis em seus videoclipes. Por esse motivo, a cantora poderia aparecer diversas vezes nessa lista, porém vamos dar destaque para seu visual em Oops I Did It Again. Com uma produção monocromática, o macacão de latex vermelho usado por Britney é lembrado até hoje não somente pelos fãs da artista.
O look tinha tudo a ver com a atmosfera futurística apresentada no clipe e com certeza chamou bastante atenção. Sendo considerado bastante sexy por ser justo e mostrar a silhueta da cantora, é uma das peças mais icônicas da história da música pop.
Beyoncé – Crazy in Love
Quem diria que um visual tão básico quanto o usado por Beyoncé no clipe de Crazy in Love poderia ficar tão famoso. Apesar de usar outros looks mais elaborados durante o vídeo da música, foi a simples combinação de short curto jeans, regata branca com brilhos discretos e scarpins vermelhos que roubou a cena.
Com somente um body chain e brincos discretos como acessórios, essa produção é a cara dos anos 2000. No entanto, poderia muito bem aparecer no street style dos dias atuais sem nenhum problema, em virtude de ser composta por peças tão atemporais, sendo que até mesmo o body chain teve o seu comeback recentemente.
Christina Aguilera – Dirrty
Outro look que representa a moda dos anos 2000 é o escolhido para Christina Aguilera no vídeo de sua música Dirrty. Contudo, ao contrário ao de Beyoncé, esse visual é melhor ser reproduzido como uma fantasia e foi o que fez Kyle Jenner no halloween de 2016. Mas ela não foi a única, outras celebridades optaram por recriar essa produção ao longo dos anos, provando o quão impactante ela foi para cultura pop.
Bastante ousado, o visual é composto por biquíni vermelho e branco junto a uma calça de couro preta e vermelha de cintura baixa com recortes reveladores, tudo com um estilo bem urbano que estava super em alta na época. Para manter a peça no lugar, o cós da calça se assemelhava a um cinto, já que esse tipo de modelo sempre teve esse problema, sendo um dos motivos que muito gente não gosta. Entretanto, calça de cintura baixa voltou a ser tendência, assim como recortes inusitados, mostrando como a moda é cíclica.
Umbrella – Rihanna
Rihanna estourou no cenário musical mundial entre as divas pop com Umbrella, tendo tido inúmeros hits desde lá, além de ter nos agraciado com muitos looks deslumbrantes e incríveis. No entanto, aquela imagem da cantora dançando com a sombrinha em seu clipe, vestindo body preto, luvas, meia arrastão e salto alto nunca vai ser esquecida.
Utilizando elementos que lembravam uniforme de camareira, como as cores, o babado e o abotoamento, o visual é bem caricato e marcante. Deve ser por isso que mesmo depois de tanto tempo, assim que o ator Tom Holland apareceu recriando o look em um programa de TV, todos entenderam a referência rapidamente, um feito que só poderia ser atingido por alguém que deixou sua marca na história da música como Rihanna.
Lady Gaga – Bad Romance
Quando despontou como cantora, Lady Gaga impressionou o mundo com suas roupas excêntricas que definitivamente eram uma parte importante de sua persona durante o começo de sua carreira. Hoje em dia, podemos ver mais os trabalhos da Lady Gaga no cinema, enquanto seus looks não são de longe tão peculiares quanto antigamente, embora ainda nunca passem despercebidos. Dessa maneira, Gaga merece estar na lista com o seu videoclipe da música Bad Romance, que conta com diversos looks bem extravagantes.
Por isso é difícil escolher qual é o mais marcante, mas talvez o visual metálico disponibilizado pelo estilista Alexander McQueen ganhe essa disputa. Luxo, ostentação e exagero é o que vem à cabeça quando vimos a produção montada com vestido, calça e sapato de salto alto inteiramente cravejados remetendo a textura de escamas. O look possuía ainda formas não convencionais e volumes em demasia, uma característica recorrente dos figurinos performáticos de Lady Gaga.
Katy Perry – California Gurls
Katy Perry fazia totalmente o estilo pin-up durante os primeiros momentos de sua trajetória como cantora, tendo sido inclusive comparada com a personagem dos quadrinhos Katy Keene que também segue essa estética.
Mesmo tendo mudado bastante de visual ao longo desses anos, a artista é uma das divas pop que nunca deixou de dar atenção aos seus figurinos, que são sempre muito bem elaborados. Entre seus visuais utilizados em videoclipes, o vestido cheio de doces de California Gurls é um dos mais famosos.
Combinando perfeitamente com o universo apresentado por Katy no vídeo, o look brincava com elementos lúdicos e fantasiosos, trazendo muita cor e brilho para a produção. O vestido por si só já era muito espalhafatoso, contudo, se sobressaiu ainda mais com os acessórios, colar, anel, tiara e peruca que completaram a composição divertida que não tinha como ter mais a vibe de Katy Perry, durante esse período.