Cientistas Criam Músculo Artificial Forte Como o Aço e Flexível Como a Borracha

Músculo Artificial

Pesquisadores da Universidade do Texas anunciaram a criação de um “músculo artificial”, feito de nanotubos de carbono (foto). A equipe, liderada pelo pesquisador Ray Baughman, produziu uma fórmula mais forte que o aço, leve como o próprio ar e mais flexível do que a borracha.

O músculo artificial poderá ser usado em um futuro próximo, por exemplo, na criação de membros ou de pele humana , estruturas físicas versáteis ou até mesmo robôs super resistentes. Segundo o website Wired, no princípio sua aplicação será apenas em painéis de energia solar ultra eficientes, com nanotubos usados para criar os arranjos mais adequados para captar a luz.

Segundo Baughman, o novo músculo artificial é 30 vezes mais forte do que o músculo humano. Os nanotubos de carbono fascinam os Cientistas de materiais desde sua descoberta em 1990, quando os pesquisadores começaram a explorar sua ultra-força e ultra-leveza de suas moléculas cilíndricas.

Nanotubos similares ao do músculo artificial já eram encontrados em peças de bicicletas, protótipos de aviões, coletes à prova de balas e em transistores. Após várias tentativas, criaram a última versão do músculo artificial da equipe de Baughman, que é feito com nanotubos alinhados verticalmente que respondem à eletricidade. Os músculos artificiais criados por ele se contraem e expandem com tremenda velocidade, tornando-se extremamente rígidos.

As descobertas do cientista foram publicadas na última edição da revista Science.

Curte ciência? Confira nossa sessão com vários outros posts sobre Ciência!

[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: