7 Propagandas antigas que acertaram suas previsões para o futuro de forma espantosa

propagandas-antigas-preveram-futuro
Imagem: Youtube/Montagem

Desde os primórdios do mundo o humano é fascinado pelo futuro, em especial pelos eletrônicos. Muitos filmes, livros e jogos de videogame já foram lançados abordando a temática “futuro”. A maioria dos produtores não obtiveram muito sucesso em suas previsões, mas algumas delas até deram certo, como vimos naquele post por exemplo sobre 14 Previsões do filme De Volta Para o Futuro comparadas com nossos dias.

Embora muitos não saibam, algumas empresas de tecnologia ou canais de TV já vinham tentando prever o futuro desde a década de 60. Encontramos 7 vídeos antigos com previsões do futuro que podemos dizer que deram certo, pois grande parte do conceito que predisseram são realidade para nós hoje. Confira:


1. AT&T – Uma visão do futuro

Em 1993, a AT&T preveu que no futuro existiriam eBooks reader, GPS e Tablets com conexão wireless. Apenas a título de referência, na época a tecnologia era tão devagar (comparada com nossos dias) que a nossa querida WWW (World Wide Web) tinha sido disponibilizada para o público somente em 1991.

Vídeo: AgentHippoTutorials/Youtube


2. Walter Cronkite na sala de estar de 2001

O jornalista americano da rede CBS, Walter Leland Cronkite Jr, previu em 1967 como seriam as salas de estar em 2001. A central e sistema de controle é bem diferente dos dias atuais, mas o conceito de menu segue o mesmo princípio dos que usamos hoje em dia. Possibilidade de escolher o que assistir através de menus, aparelhos de TV com projeção 3D, sistema de som e iluminação controlados eletronicamente. A título de referência, 1967 é o ano em que foi realizada a primeira transmissão mundial de TV ao vivo, via satélite. Uma apresentação do grupo musical The Beatles cantando a música All You Need Is Love, foi escolhida como evento de estréia dessa nova tecnologia.

Vídeo: Matt Novak/Youtube


3. Previsão Apple Futureshock

No vídeo Apple Futureshock, a Apple apresenta em 1987 um dispositivo com tecnologia touchscreen capaz de realizar vídeo-chamadas, e o mais importante, já imaginavam como seria o Siri que vemos nos aparelhos com sistema iOS de hoje em dia. A título de comparação, 1987 é o ano em que a Sega lançou o Master System lá no Japão.

Vídeo: Justin Purnell/Youtube


4. 1966 – Previsão dos computadores pessoais


Este vídeo de 1966 prevê mulheres realizando compras de roupas online e monitorando seus filhos pelo computador, também prevê impressoras e envio de documentos por “caixas de cartas eletrônicas”, o “e-mail” que conhecemos hoje.

Vídeo: benn achilleas/Youtube


5. A Internet segundo estudantes proféticos de 1995

Em 1995 um grupo de estudantes da 5ª série fizeram a pergunta: Porque nós deveríamos acessar a Internet? Eles então responderam, dizendo que pela internet seria possível ligar para outras pessoas, assistir filmes, comprar por lojas virtuais e também trabalhar. O vídeo fazia parte de um programa de incentivo para as pessoas conhecerem e acessarem a internet. Aquelas eram previsões do que “seria possível fazer” pela internet, mas até aquele momento nem sequer a Amazon.com – a primeira loja virtual do mundo – tinha sido estabelecida.

Vídeo: cgMediaWorks/Youtube


6. Arthur C. Clarke prevê a internet do futuro

O escritor e inventor britânico Arthur C. Clarke (autor do livro The Sentinel, que deu origem ao filme 2001: Uma Odisséia no Espaço) previu em 1974 que no futuro existiria uma rede mundial onde os computadores estariam conectados. Segundo ele, neste cenário os humanos estariam se comunicando e trabalhando através de pequenos computadores pessoais em qualquer lugar do planeta. Chega a ser assustador tamanha precisão em seus acertos.

Vídeo: openculturevideo/Youtube


7. O mundo do amanhã: O computador ‘Terminal’ do futuro

Por fim, um computador Terminal apresentado em 1967 pela rede britânica BBC. O terminal seria capaz de transmitir dados para outros terminais, pois seriam interligados a uma central distante chamada de “cérebro gigante”. Através destes terminais pacientes poderiam receber suas receitas médicas, pessoas poderiam enviar dados sobre seus trabalhos em andamento e poderia ser usado até mesmo por crianças, onde fariam suas lições de casa e as enviariam para seus professores. O trambolhão segundo eles substituiria as governantas ou secretárias (daquelas que usam saia), seriam uma versão eletrônica delas e estariam presentes em todas as casas do futuro. Hoje em dia temos computadores e as secretárias ainda existem, ainda bem. Já pensou acordar com o barulho de uma destas do lado da cama ao receber uma mensagem? Em casa só duraria um dia, no segundo já teria jogado pela janela.

Vídeo: BBC/Youtube

[Mashable]

[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também: