CLOSE

O futuro chegou! Conheça 10 invenções capazes de transformar sua casa no lar do futuro

domotica-lares-futuro

Não pense no que você pode fazer pela sua casa, mas sim o que a sua casa pode fazer por você. Algo do tipo pensou Joel Spira, considerado como o inventor da domótica e falecido no dia 8 de Abril. Talvez ainda não encontremos displays interativos como o que vemos na imagem aí de cima, mas os dispositivos e serviços dos lares que existem hoje, ou que estarão disponíveis nos próximos anos, estão cada vez mais automatizados e interconectados, mantendo o objetivo de facilitar nossas vidas.

Apesar de considerar Spira o pai da integração tecnológica do lar, a verdade é que a mesma encontra-se em processo de continua evolução. É por isso que nesse post vamos olhar para o futuro que nos espera e mostrar como serão os lares dentro de alguns anos. Confira:


1. Um guardião para a sua casa

domotica-lares-futuro_1a

Se existe algo que não tem preço é a tranquilidade. E, precisamente, o Leeo Smart Alert Nightlight se encarrega de proporcionar isso atuando como um vigilante em sua casa. Basicamente, esse dispositivo que chegou no mercado no início desse ano, encarrega-se de avisar quando algo não vai bem na sua casa. Por exemplo, quando algum alarme da sua casa é acionado, Leeo é capaz de enviar um SMS ao seu celular e/ou avisar aos serviços de emergência. Além disso também dispõe de um sensor de umidade e temperatura. Com a simples aparência de uma luminária noturna, esse dispositivo com conexão wifi tem a intenção de servir como adaptador para os velhos modelos de alarmes, e também ir melhorando sua funcionalidade através de suas atualizações.

domotica-lares-futuro_1b
domotica-lares-futuro_1c

Via: fastcodesign


2. Não precisaremos mais fazer anotações


domotica-lares-futuro_2a

Inventada pelo jornal americano New York Times, a mesa que vemos nas imagens abaixo é um assistente que você jamais iria querer ver por perto se precisasse ter uma conversa confidencial com alguém. O motivo é sua finalidade, que é a de “anotar” detalhadamente todas as conversas que são realizadas ao seu redor. Listening Table é uma mesa de conferência inteligente desenvolvida pelos NYT Labs, o laboratório de ideias do prestigiado jornal nova-iorquino. Ela foi idealizada com finalidades profissionais, mas a verdade é que a mesa abre um grande leque de possibilidades de uso. Que estudante, por exemplo, não desejaria ter uma dessas em casa, ou levar para a faculdade, para gravar as anotações por eles?

domotica-lares-futuro_2b

Via: gizmodo e fastcodesign



Publicidade



3. Uma geladeira que faz a lista de compra do supermercado por você

domotica-lares-futuro_3a

Já aconteceu com você de ir ao supermercado e não lembrar o que tem e o que não tem na sua geladeira? Comigo sim e, com certeza, também com o Sr. Koo Bom-Moo, CEO da LG. Bom, com certeza a compra de supermercado dele é feita por outra pessoa, mas a companhia sul-coreana idealizou para o resto dos mortais um eletrodoméstico que evita esse tipo de dor de cabeça. A geladeira LG LFX31995ST (de agora em diante “A Geladeira”) integrante da linha Smart Thing da empresa, é capaz de controlar para você o inventário alimentício que você tem dentro dela. Além disso, ela não só está preparada para te indicar a quantidade de ovos ou leite que restam em seu interior como também envia uma fotografia deles pra você pra comprovar. E se ainda acha pouco, ela possui um livro de receitas incorporado que indica o que você pode cozinhar com o que há dentro dela.

domotica-lares-futuro_3b
domotica-lares-futuro_3c

Via: CNET (I, II) efoochannel


4. Aceitaria um “robô” como animal de estimação?

domotica-lares-futuro_4a

Apresentado por Cynthia Breazeal, professora do prestigiado MIT, como “o primeiro robô familiar do mundo”, Jibo é o mais próximo a R2D2 de Star Wars que você poderá ter em um futuro próximo. Com apenas 28 centímetros de altura, esse “animal de estimação” é capaz de contar histórias para as crianças, tirar fotografias quando posar para ele, realizar chamadas por vídeo quando é solicitado, atuar como assistente pessoal, lembrando você de seus compromissos e mostrando vídeos. Tudo isso fazendo uso de uma voz especialmente suave e com movimentos graciosos, mostrando um assombroso nível de interação. Ainda que a princípio seja somente um protótipo, encontra-se em processo de finalização graças ao projeto que ela lançou no Kickstarter. E não pense que somente estará ao alcance dos mais afortunados, espera-se que seu preço de venda seja de algo em torno de 500 dólares.

domotica-lares-futuro_4b
domotica-lares-futuro_4c

Via: whsquill, magementyestrategia e spectrum.iiiie



Publicidade



5. Diga adeus aos seus chaveiros e olá às fechaduras inteligentes!

domotica-lares-futuro_6a

Se o progresso já conseguiu fazer você esquecer das chaves para ligar seu carro, porque não conseguiria fazer o mesmo com a sua casa? Isso é o que busca a Lockitron, a empresa que desenvolveu a Bolt: uma fechadura que conecta-se ao telefone celular e que pode abrir e fechar sua casa unicamente arrastando o dedo pela tela de seu aparelho. Conectada ao mesmo por bluetooth, a fechadura automatizada também tem a capacidade de se abrir sozinha somente notando a sua presença ao seu redor, graças à sua função Sense.

domotica-lares-futuro_6b
domotica-lares-futuro_6c

Via: CNET


Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
AUTOR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também:

  • AUTOR

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: