12. Terremotos lunares nos influenciam
Não são apenas os terremotos da Terra que nos afetam. Terremotos da Lua podem realmente fazer uma grande diferença nas marés.
13. As curiosas “rochas que andam”
Mais legal do que as rochas lunares são as rochas “andantes” da Terra. As rochas do Vale da Morte por exemplo, mesmo pesando centenas de quilos deslizam pelo chão do deserto deixando rastros no chão. Os cientistas acreditam que o vento e o gelo são os responsáveis por este fenômeno.
14. A mais longa cadeia de montanhas da Terra está debaixo d’água
A mais longa cadeia de montanhas da Terra está na verdade debaixo d’água. É chamada de Dorsal oceânica. Ela se estende por 65 mil km em todo o mundo e é quase 4 vezes maior do que a maior cadeia de montanhas que existe na superfície, os Alpes Escandinavos. E não pára por aí não, a coisa toda é completamente vulcânica lá, pois as montanhas foram formadas por magma.
15. O Vulcão que permanece ativo por mais tempo
Por falar em vulcões, o vulcão mais ativo da Terra é o vulcão Stromboli, localizado no sul da Itália. Nos últimos 2000 anos ele tem estado continuamente em erupção. Por esse motivo ganhou o apelido de “Farol do Mediterrâneo.”
16. Vulcões não são os únicos que explodem gás e magma. Lagos fazem isso também
Na África, nas fronteiras entre Camarões e República Popular do Congo existem vários lagos que ficam acima de terras vulcânicas, que liberam grandes bolsões de gás perigosos. Se estes explodirem, asfixiam qualquer um que estiver próximo.
17. Nos oceanos existe mais ouro do que você imagina
Os oceanos têm quase 20 milhões de toneladas de todo o ouro existente no mundo, a maior parte deste ouro é diluído. Cada litro de água do mar contém cerca de 13 bilionésimos de um grama de ouro. Há ouro o suficiente para preencher com 9 quilos os bolsos de cada pessoa da Terra.
18. O lugar mais profundo do nosso planeta
O ponto mais profundo da Terra é o ‘Challenger Deep’ localizado na Fossa das Marianas, no Oceano Pacífico. É cerca de 11 km mais baixo do que a superfície do oceano e apenas 3 pessoas já se aventuraram lá.
19. As maiores estruturas vivas da Terra
Constituído por milhões de pequenos pólipos, os recifes de coral são as maiores estruturas de vida da Terra, alguns são até mesmo visíveis do espaço. O maior recife de coral vivo encontra-se na Grande Barreira de Coral, na costa da Queensland, Austrália, que é considerado o maior indivíduo vivo da Terra.
20. O local com a maior densidade de vida
Os corais ainda abrigam a maior densidade de vida do nosso planeta, muito mais do que as florestas tropicais. Aproximadamente metade de todas as espécies conhecidas de peixes marinhos encontram-se concentrados próximos a eles.
21. Dinheiro que cai do céu
Se os resíduos de ouro existentes na água do oceano não for suficiente para você, considere isso, todos os dias cerca de 100 toneladas de material interplanetário caem sobre a superfície da Terra, principalmente a partir do gelo dos cometas que vaporiza quando se aproximam do Sol. Muitos destes objetos, como rochas por exemplo, valem muito mais do que ouro.
22. O maior ser vivo já encontrado
O maior ser vivo já encontrado na Terra foi um fungo (cogumelo) descoberto em Oregon, EUA, que cresceu cerca de 890 hectares, praticamente a mesma área de 47 estádios do Maracanã.