Porque o Fenômeno “Crie Seu Logo Online” Tem Sido Cada Vez Mais Adotado

Se você ainda não sabe, está na hora de descobrir o que significa criar o seu logotipo online. Cada vez mais, sites estão oferecendo ferramentas de design de logos por toda a internet. As ferramentas de logo estão ficando muito populares e grandes nomes como Wix, Godaddy e Shopify também estão envolvidos. A tendência do “faça você mesmo” está aí, especialmente para os que fazem questão de criar o seu próprio branding. Mas, porque o “faça seu logo você mesmo” está ficando tão popular?

Nesse artigo, iremos falar sobre as vantagens de se criar o seu próprio logotipo e o que um bom gerador de logos precisa ter. Descubra a seguir:

Antes de começar, vamos relembrar rapidamente a história dos logos. Antigamente, criar logo era possível apenas contratando uma agência de publicidade ou um designer freelancer. Nos últimos 15 anos, a demanda cresceu e a internet oferece uma nova alternativa para o design de logos. Novos métodos estão ficando conhecidos e eles estão reinventando a maneira que criamos logotipos. Vamos conferir as diferentes opções de design de logo disponíveis.

Agências de design e designers freelancers

Como mencionado, ter o seu logo desenvolvido por uma agência ou freelancer é uma prática mais antiga. Primeiro você contata a agência ou o freelancer e cria um briefing detalhado. A agência ou o designer envia alguns esboços e você poderá fazer ajustes e adicionar detalhes na finalização. Enfim, ter um logo customizado por um profissional pode levar a um processo um pouco longo. Esse método geralmente dura de 3 a 4 semanas e pode custar um pouco caro.

Plataformas de concurso de logos

O conceito de concurso de logos é de fato interessante e muito popular por diversas razões. Esta ideia está em prática por mais de 15 anos e atrai pequenas e médias empresas. A ideia é simples: você adiciona detalhes de sua companhia e o estilo de logo que você deseja e a plataforma cuida do resto. Usando uma rede de freelancers, ela te oferece centenas de esboços de logo para você escolher. Após tomar sua decisão, você trabalha com o designer escolhido por 2 ou 3 semanas e o valor neste caso é mais em conta.

Ferramentas de criação de logos

Porque o Fenômeno “Crie Seu Logo Online” Tem Sido Cada Vez Mais Adotado
Se preferir fazer você mesmo, a LogoGenie é uma opção. – Foto: Reprodução/LogoGenie

Ferramentas de logos online surgiram nos últimos 10 anos e fazem parte do movimento “faça você mesmo.” Esse movimento está ficando cada vez mais popular principalmente entre empresas. Muitos estão se dando conta de que existe mais valor agregado em algo que é criado por elas mesmas. Além de ser uma ótima alternativa, é rápido, barato e confiável. Ferramentas de design de logo são desenvolvidas para que você possa criar o seu próprio logo atrás de passos simples e fáceis de seguir:

1. Insira seus detalhes

Você vai precisar adicionar alguns detalhes sobre a sua empresa: o nome, o slogan e a indústria (o nicho). A ferramenta de logos vai então lhe oferecer alguns templates como sugestão utilizando estas informações.

2. Customize o logo com as ferramentas online

Após ter escolhido o template que irá trabalhar, você pode customizar o seu logo com as ferramentas online. Essas ferramentas lhe permitem modificar as cores, formas e fontes com o uso de seu mouse. Não há limites para o que você pode fazer, e as ferramentas de logos possuem elementos gráficos interessantes que irão fazer com que seu logo se destaque.

3. Visualize e faça o download

Após terminar de criar o seu logo, você poderá visualizá-lo (um preview em diferentes produtos de marketing) e você poderá baixá-lo em alta resolução por uma pequena taxa.

Criar seu logo online tem muitas vantagens!

Você mesmo cria seu logotipo

Quando você usa uma ferramenta de logos, é você está criando. Não há necessidades de possuir habilidades de designer para isso. A ferramenta online de logotipos te guia passo-a-passo. O que isso significa? Significa que você está no controle de cada passo do processo. Você pode modificar e ajustar seu logo com ferramentas online que são muito fáceis de usar. Você está no controle e não precisa ficar contatando uma pessoa para fazer isso.

Você poupa tempo

Utilizar um criador de logos online também significa poupar tempo. Você não precisa esperar que a agência faça o seu logo. Ajustes são feitos na mesma hora e você pode fazer o download de seu logo em alta definição direto de sua conta de usuário. Isso significa gastar menos tempo esperando e mais tempo se concentrando em tarefas importantes como branding, redes sociais, criar brindes com o seu logo, etc.

Flexibilidade

Durante o processo da criação de seu logo, você provavelmente vai precisar fazer ajustes, dependendo de onde você quer colocá-lo. A maravilha das ferramentas de logos é que esses ajustes são gratuitos e você pode fazer o download to arquivo instantaneamente. Você pode alterar seu logo em sua conta de usuário e com apenas alguns cliques, o que é incrivelmente conveniente.

Criatividade

Quando você cria o seu logo, é importante que seja algo que reflita a sua personalidade. Criar o seu logo online te dá acesso a ferramentas de customização e uma grande variedade de elementos para trabalhar. Seus clientes vão ficar impressionados quando descobrirem que você mesmo criou seu logotipo!

Concluindo

Contratar uma agência de design ou freelancer deve ser considerado. Seu logo será criado por profissionais e supostamente eles irão te entregar algo original. Se você decidir criar o seu logo você mesmo, certifique-se que você conferiu os logos de sua concorrência. Lembre-se: se inspirar em outros logos não é ruim, mas tenha em mente que seu logotipo precisa ser único e original. Agora é só arregaçar as mangas e iniciar o processo de desenvolvimento do seu logo!

veja também:
comentários