Quem tem um smartphone, seja lá qual for o modelo, sofre do mesmo problema. Por serem repletos de funções e aplicativos interessantes nós acabamos ficando grudados neles o tempo todo. O resultado disso é sempre o mesmo, falta de bateria. Um novo invento de origem francesa pode ser a solução dos nossos problemas de falta de bateria, uma película aplicada diretamente no display do aparelho capaz de capturar energia solar gerando fôlego suficiente para deixá-lo funcionando pelo tempo que for necessário.
O filme fotovoltaico transparente pode prover substancial energia para aparelhos móveis. Quando digo substancial quero dizer que enquanto puder ficar exposto à luz solar, seu celular ou smartphone não precisará ser recarregado nunca mais. A empresa Wysips é a responsável por criar o filme que possui apenas 100 micra de espessura, o que o torna praticamente invisível. O filme é tão eficiente que chega a ser capaz de recarregar a bateria de um aparelho celular por completo em aproximadamente 6 h de exposição à luz. Para termos uma idéia da eficiencia, são aproximadamente 30 minutos de conversação recarregados por hora de exposição à luz, praticamente três vezes mais rápido do que os tradicionais cases com painéis solares que encontramos no mercado.
A estratégia da empresa era desde o princípio criar algo que não alterasse as dimensões do aparelho (outra vantagem em relação aos cases com painéis) e que pudesse ao mesmo tempo oferecer proteção ao seu display. A boa notícia é que protótipos já foram testados e aprovados e em aproximadamente 12 meses já estaremos vendo celulares e smartphones equipados com a película no mercado. Se você também gostou da novidade e ficou interessado na película trate de se preparar comprando também uma boa quantidade de protetor solar.
[Via DVICE]
Uma resposta
Mais um fail da tecnologia. A idéia é boa, mas dia aí. Quem é que fica exposto à luz solar por tanto tempo assim ao ponto de fazer uma diferença na carga da bateria? E se for o caso de completar a carga… 6h? Praticamente um dia todo de trabalho.
Pode ser que sirva pra quem trabalha na praia 🙂