Você tem medo de dentistas? Se você já tem um certo pavor de dentistas hoje, espere até descobrir como era a realidade há algumas décadas atrás. A coisa era tão medonha que se seus bisavós vivenciaram tais experiências, muito provavelmente eles faziam questão de NÃO visitar o dentista regularmente.
Segundo o Sr. Paulo Bueno, diretor e curador há 11 anos do IMOSP (Instituto Museu e Biblioteca de Odontologia de São Paulo), como os médicos não se interessavam por esse ramo no passado, os primeiros “dentistas” foram os barbeiros que realizavam práticas odontológicas sem os devidos conhecimentos. Não haviam exames para identificar os problemas e tudo era resolvido com a “extração do elemento causador”, sem anestesia e às vezes, com as próprias mãos.
As pessoas não tinham o hábito de escovar os dentes, como resultado os dentes careados doíam tanto que as pessoas preferiam que os dentistas arrancassem logo eles para que pudessem se livrar da dor, e o procedimento era doloroso. Nós reunimos 19 aparelhos horripilantes usados por eles no passado. Prepare-se para ter pesadelos esta noite! Veja a seguir: