13. Henry Smolinski – Invenção: Carro voador
Henry Smolinski nasceu em 1933 e foi um engenheiro da fábrica de armamentos Northrop, que mais tarde se uniu a uma empresa focada no desenvolvimento de um carro voador. Em setembro de 1973, Henry foi escalado para participar da construção e testar um protótipo que era fruto da fusão da extremidade traseira de um avião Cessna com um carro da Ford. Infelizmente o tal carro voador caiu e o acidente matou ele juntamente com o piloto.
14. Aurel Vlaicu – Invenção: Avião de metal
Conhecido pela construção do primeiro avião de metal, Aurel Vlaicu morreu em 1913 ao bater nas montanhas dos Cárpatos em seu próprio avião de metal, o “Vlaicu II”.
15. Sieur Freminet – Invenção: Dispositivo de re-inalação para mergulho
Em 1772, o inventor francês Sieur Freminet tentou criar um dispositivo de re-inalação para mergulho que reciclaria o ar exalado pelo mergulhador dentro de um circuito fechado de respiração. Infelizmente o tal dispositivo não era bom o suficiente. Freminet morreu por falta de oxigênio em apenas vinte minutos de teste com o dispositivo.
Publicidade
16. Max Valier – Invenção: Carro-foguete
Nascido em Bozen na Áustria, em 1895, Max Valier foi um dos pioneiros por seus experimentos com carros equipados com foguetes. Em abril de 1930, ele fez um test drive de um carro-foguete, que foi bem-sucedido, mas um mês depois ele foi morto quando um foguete explodiu em seu banco de ensaio, em Berlim.
17. Alexander Bogdanov – Invenção: A “fórmula sanguínea da juventude”
Este médico, filósofo e escritor de ficção científica russa era famoso por tentar alcançar a juventude eterna através da experimentação com transfusões de sangue. Durante sua vida, ele foi submetido a muitos testes. Em sua última análise, ironicamente, foi uma destas transfusões que acabaram lhe tirando a vida. Em 1928, tomou o sangue de um estudante que sofria de malária e tuberculose. Bogdanov morreu, mas o estudante injetado com seu sangue sobreviveu.
18. Horace Lawson Hunley – Invenção: Um submarino
Horace Lawson Hunley era um engenheiro naval e foi inventor do primeiro submarino de combate, o CSS Hunley, durante a Guerra Civil Americana. Depois de dois testes de rotina anteriores que não deram certo, Hunley assumiu o comando do submarino, mas depois de não conseguir ressurgir à superfície, ele e os outros sete membros da tripulação se afogaram. Hunley foi enterrado com honras militares no Cemitério Magnolia em Charleston, Carolina do Sul.
Publicidade
19. Jean-François Pilâtre de Rozier – Invenção: Balão Rozier
Nascido em 1754, Rozier foi um químico francês e professor de física, e um dos pioneiros da aviação. Ele inventou o assim chamado Balão Rozier, um modelo de balão híbrido que tem câmaras separadas para dois gases diferentes, um gás não-aquecido e outro aquecido para elevação. No entanto, enquanto tentava atravessar um canal inglês em 1785, seu balão pegou fogo e ele caiu de uma altura estimada de 457 metros. Rozier e seu companheiro morreram na queda.
20. William Bullock – Invenção: Adaptações em máquinas de impressão rotativa
William Bullock foi um inventor americano que desenvolveu melhorias para máquinas de impressão rotativa. Com seus inventos ele ajudou a revolucionar a indústria de impressão, devido à grande velocidade e eficiência de suas invenções. Infelizmente, poucos anos após sua invenção, Bullock foi morto acidentalmente por sua própria prensa rotativa. Ao ajustar a prensa, ele chutou um cinto de condução em uma roldana, que acabou engolindo o cinto e puxando sua perna junto, esmagando sua perna. Sua perna gangrenou e ele morreu em um hospital durante uma operação de amputação dela.
21. Karel Soucek – Invenção: Barril de absorção de impacto
Nascido em 1947 na antiga Checoslováquia, este dublê profissional canadense era famoso por descer pelas Cataratas do Niágara em um barril especial de absorção de choque que ele inventou. Um ano mais tarde, em 1985, Soucek realizava mais um truque com o tal barril. Fechado em seu barril, ele foi atirado a uma altura de 180 metros em cima de um tanque de água. Mas em vez de cair no centro, o barril atingiu a borda do tanque, e Karel acabou ficando gravemente ferido, morrendo poucas horas depois da proeza.
Publicidade
22. Thomas Midgley, Jr – Invenção: Sistema de apoio para acamados
Este engenheiro mecânico e químico americano tinha feito experiências com coisas perigosas durante toda a sua vida. Um de seus ensaios mais famosos foi o seu esforço para provar que combustível era seguro, derramando gasolina aditivada sobre suas mãos durante uma conferência de imprensa. No entanto, foi outra de suas invenções que acabou lhe custando a vida. Depois de ficar acamado com poliomielite aos 51 anos de idade, ele criou um elaborado sistema de cordas e roldanas para ajudar os outros a levantá-lo da cama. Em 2 de novembro de 1944, ele ficou preso nas cordas e acabou morrendo sufocado sozinho em seu quarto.
23. Sylvester H. Roper – Invenção: Motocicletas e carros de corrida
Nascido em 1823 em Boston, Massachusetts, EUA, S.H. Roper foi um inventor e um construtor pioneiro de um dos primeiros automóveis e motocicletas que existiram. Ele morreu de ataque cardíaco após um acidente com uma de suas invenções durante uma apresentação de velocidade ao público em 1896.
24. Perillos of Athens – Invenção: Dispositivo de tortura “Touro na Brasa”
Perillos de Atenas era como um trabalhador da Grécia Antiga que inventou um dispositivo de tortura conhecido como o “Touro na Braza”, para a execução de criminosos em uma morte lenta e agonizante. Perillos propôs sua invenção a Phalaris, o tirano de Akragas, Sicília, que ordenou que o touro fosse testado no próprio Perillos. Enquanto algumas histórias dizem que Perillos foi retirado do dispositivo antes que ele pudesse morrer, outros afirmam que ele morreu assado no aparelho mesmo.
25. Marie Curie – Invenção: Descobertas relacionadas à radiação
Esta química polonesa, naturalizada francesa, era famosa por suas pesquisas sobre radioatividade e por ser a primeira mulher, não só a ganhar um premio nobel, mas por ganhar dois deles. Foi o seu objeto de pesquisa, porém, que causou a morte dela – ela morreu em 4 de julho de 1934, de anemia aplástica causada por exposição extrema à radiação.
[L25]