CLOSE
transformar Webcam em Scanner 3D

Já imaginou se algum dia seria possível transformar Webcam Em Scanner 3D? Qi Pan, um aluno do 3º ano de PHD da universidade de Cambridge dos EUA, provou que sim! O nome do seu projeto é proFORMA, e ele acaba de ganhar destaque em nossa coleção de curiosidades do mundo da tecnologia!

Se a descoberta do estudante for realmente consistente (como tudo indica), novas tecnologias de escaneamento surgirão e os scanners se tornarão mais baratos e acessíveis à usuários comuns. Dessa forma, qualquer um poderá criar modelos 3D sem sair de casa, na frente do seu próprio PC.

Como o proFORMA consegue transformar Webcam em Scanner 3D?

O proForma é um software capaz de transformar uma webcam comum num scanner 3D. O software pode reproduzir um modelo texturizado em 3D a partir de um objeto real. Para isso, basta apenas rotacionar o objeto em frente à webcam. O computador calcula então a informação necessária para reproduzir o modelo em 3D.

Segundo o estudante, modelos parciais são criados com incrível facilidade e unidos a uma peça para o desenvolvimento de peças mais complexas. O software pode ser usado também para rastreamento das dimensões dos objetos através de nuvem de pontos com aplicação em Engenharia Reversa.

É ver pra crer? Veja o vídeo a seguir com uma demonstração da criação de Qi Pan.

Para maiores informações visite a página do vídeo no YouTube onde o projeto foi postado neste link.

Escaneamento 3D ou Digitalização 3D no Brasil

Empresas no Brasil inteiro têm buscado cada vez mais nos últimos anos por serviços de escaneamento 3D ou digitalização 3D. Na maioria das vezes, o objetivo é realizar Engenharia Reversa de produtos, como peças de carros que não são mais fabricadas, por exemplo, ou simplesmente para armazenar modelos matemáticos 3D de obras de arte, como uma forma de preservação.

Enquanto tecnologias como a do proFORMA – capaz de transformar Webcam em Scanner 3D – não são disponibilizadas no mercado, estas empresas têm conseguido atingir seus objetivos adquirindo seus próprios scanners 3D ou, caso o orçamento seja apertado, realizando serviço de Digitalização 3D através de empresas como a RESCANM, por exemplo, sediada em Campinas, SP.

Nem sempre é necessário gastar rios de dinheiro comprando um Scanner 3D para um simples trabalho. Seja qual for sua necessidade, ao buscar por este tipo de serviço, procure identificar com a empresa que escolher o que eles podem oferecer. O custo/benefício de um serviço de digitalização 3D como este pode ser muito melhor do que investir em um scanner 3D próprio.

veja também:
comentários
 Entre para o nosso
grupo do WhatsApp!

 
sem publicidade  Sem Publicidade
sem spam  Sem SPAM
só curiosidadeSó posts curiosos!
_________

É fácil! É só clicar no
botão abaixo para entrar!

OBS: A interação entre os participantes nos grupos está DESATIVADA. O grupo é exclusivo para divulgação de conteúdo do blog.

entrar no grupo do whatsapp

close-link