9. Barata-d’água gigante – Mundo inteiro
Apesar do seu nome vulgar, não são baratas, no sentido estrito, mas na verdade grandes “barbeiros” aquáticos. Tais insetos têm até 10,5 cm de comprimento, corpo largo e chato. Para conseguirem comer as suas presas, as baratas-d’água agarram as suas “vítimas” com as patas dianteiras e injetam uma poderosa saliva digestiva que dissolve o interior da sua presa. Costumam se alimentar de caramujos, lesmas, girinos, salamandras, pequenos peixes e outros insetos, sugando seus líquidos orgânicos. Acredite se quiser, mas elas são consideradas uma iguaria na gastronomia da Tailândia e do Vietname.
10. Barata-rinoceronte – Austrália
Se você tem medo de barata, espere até ter pesadelos esta noite. As baratas-rinoceronte são as maiores de todas as baratas, além disso são escavadoras, constroem galerias debaixo da terra para se proteger e se alimentar.
11. Vespa caçadora – Mundo inteiro
A vespa caçadora caça aranhas para que estas sirvam como hospedeira e futura refeição para suas larvas, que crescem se alimentando dos órgãos não vitais da aranha até terem tamanho suficiente para sobreviverem por conta própria. Ugh!
Publicidade
12. Aranha-camelo – Regiões desérticas da África, Ásia e América
As aranhas-camelo são da ordem de animais Solifugae, que vem do Latim e significa “os que fogem do Sol”, mas, apesar de muitos aracnídeos deste grupo terem hábitos noturnos, existem alguns representantes com hábitos diurnos com maior atividade nos períodos mais quentes do dia, tornando-os conhecidas popularmente com nomes como aranha-do-sol, mas são mais conhecidos como aranhas-camelo, isso porque sua superfície dorsal possui o formato de um arco.
13. Mariposa-atlas – China e sudeste da ásia
As mariposas-atlas são consideradas as maiores mariposas do mundo. Sua envergadura também é considerada entre as maiores, variam entre 25 a 30 cm. As mariposas-atlas são tidas como nomeadas em homenagem ao titã da mitologia grega, Atlas, ou por suas asas com padrões tipo mapas.
14. Weta gigante – Nova Zelândia
Estes bad-boys são considerados os insetos mais pesados sobre a face da terra, chegam a ter o peso de um pardal!
Publicidade
15. Bathynomus giganteus – México
Acredita-se que o Bathynomus Giganteus seja uma das mais antigas espécies de nossos oceanos. É um isópode de águas profundas que se alimenta de restos, e se parece muito com aqueles tatuzinhos, só que em tamanho família. Pode chegar a 60 centímetro de comprimento.
16. Bicho-pau gigante
É um inseto herbívoro e totalmente inofensivo. Nas cidades, pode ser encontrado em goiabeiras. Tem um ótimo disfarce contra predadores. Uma curiosidade sobre o bicho-pau é o seu andar, ele anda devagar e se balançando, assim ele simula um galho (ou folha) acariciado pelo vento.
[HerBeat]