Impressão 3D “impossível” de torneiras mostra as incríveis possibilidades da impressão com metais

torneiras-impressas-3d-american-standard

Ao utilizar uma forma mais antiga de impressão 3D, porém, de uma nova maneira, a American Standard – um fabricante de torneiras dos EUA – criou uma coleção de torneiras de banheiro aparentemente “impossíveis” que são verdadeiras obras de arte. Esta em destaque é só uma delas, veja outros modelos incríveis a seguir:


Publicidade


torneiras-impressas-3d-american-standard_1
torneiras-impressas-3d-american-standard_2
torneiras-impressas-3d-american-standard_3
torneiras-impressas-3d-american-standard_6
torneiras-impressas-3d-american-standard_5
torneiras-impressas-3d-american-standard_4
torneiras-impressas-3d-american-standard_7

Sinterização seletiva a laser é um método de impressão 3D que envolve o uso de lasers poderosos que aquecem e fundem o metal em pó. Com esta técnica é possível obter peças com formas que seriam difíceis, ou talvez “impossíveis”, de criar com os métodos tradicionais. O procedimento já existe desde a década de 1980, mas nossa atual tecnologia de impressão 3D foi usada somente para criar os protótipos das torneiras.

A American Standard afirma que estas são as primeiras torneiras prontas para serem vendidas no mercado que foram criadas com técnica de impressão com metal. O problema é que, por serem exclusivas, o custo não é tão barato. De acordo com a fabricante, “O preço estimado no varejo será de algo entre 12 e 20 mil dólares”.

A torneira geométrica angular é especialmente interessante. Foi criado para imitar “a própria experiência da água. A água é apresentada ao usuário como um fluxo saltando sobre rochas em um leito de rio … a equipe usou uma tecnologia chamada Fluído Dinâmico Computadorizado (CFD) para ajustar cada um dos 19 cursos de água a fim de alcançar o efeito adequado.”

[RESCANM / americanstandard-us.com / designboom]


Publicidade


[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também: