Robô "alpinista" cuida sozinho da limpeza das janelas de vidro da sua casa

Nós já conhecemos alguns robôs que cuidam da limpeza de casa aqui no blog, como aquele da Samsung que guarda a sujeira em um compartimento e até mesmo o Skimmer, aquele que limpa piscinas usando energia solar. Hoje vamos conhecer um robô que foi apresentado na feira CES 2012, ele faz o que até então nenhum robô fazia: limpa janelas.

Robô "alpinista" cuida sozinho da limpeza das janelas de vidro da sua casa

O Winbot da Ecovacs é um robô que trabalha na vertical, mas para realizar sua tarefa ele precisa se dividir em dois, um para cada lado da janela. Ambos se mantém praticamente o tempo todo juntos através de ímãs poderosos, enquanto o vidro fica no meio do dois, como um sanduíche.

A limpeza é feita através de panos de limpeza especiais desenvolvidos pela 3M que são presos a ele. Não se sabe o quão eficiente ele é, ou quanta sujeira ele é capaz de armazenar, mas pelo menos faz o que muita gente não gosta muito de fazer, percorre por todos os pontos de uma janela em busca de sujeira recolhendo-a, e o melhor, dos dois lados simultaneamente.

VEJA TAMBÉM:  Empresa cria robô inspirado no astro juvenil Justin Bieber

Solte um brinquedinho destes em um prédio espelhado e voilá, em poucas horas você verá suas janelas limpas, desde que não exista nenhum obstáculo entre eles. O único porém é que dependendo da posição em que desejar colocar ele você precisará da ajuda de alguém do outro lado da janela para te auxiliar prendendo um ao outro.

O Winbot está atualmente disponível somente na China e Europa, mas o representante da empresa afirmou que o venderá nas Américas neste ano de 2012. Seu preço? US$ 399.

Robô "alpinista" cuida sozinho da limpeza das janelas de vidro da sua casa

[Via OhGizmo]

Tags:
veja também:
comentários