Está em busca de uma forma criativa de divulgar seu produto, website ou marca? Uma empresa chamada Philips & Co. encontrou a solução que acredito que seja a mais criativa de todas. O projeto se chama Blue Marble, e consiste em um enorme código QR Code que pode armazenar as informações que deseja divulgar sobre sua marca/website/empresa. Até aí nada de diferente, porém o estranho nesta história toda é que o objetivo do Blue Marble é que este QR Code gerado fique no teto de sua empresa. Mas por quê?
A ideia é que usuários possam ver o código quando estiverem acessando serviços online de mapas, como o Google Maps ou Google Earth por exemplo. Responda com sinceridade: Você não ficaria curioso caso se depararasse com uma imagem destas em cima de um telhado quando estivesse navegando por algum mapa? Eu não pensaria duas vezes, pegaria logo meu iPhone e tentaria descobrir o que está gravado no código.
Para que o projeto fosse viável, era necessário criar enormes códigos, grandes o suficientes para que fossem legíveis em imagens de satélite, e foi exatamente isto que eles fizeram. Sem dúvida trata-se de uma ideia genial! Ainda mais sabendo que hoje em dia praticamente todo mundo faz pesquisas de endereços pela internet, acessando serviços de mapas online. Para se ter uma ideia, só o Google Earth já foi baixado e instalado mais de 1 bilhão de vezes, ou seja, a probabilidade de um investimento em uma propaganda destas trazer resultados é enorme!
Gostou da ideia? Se estiver disposto(a) a pagar pela ideia o custo é de US$ 8500 de taxa de adesão mais US$ 200 mensais para usar o serviço. OUCH! O único problema é que seu QR Code poderá levar em média pelo menos 1 ano até que comece a ser exibido nos mapas, visto que este é o tempo mínimo de atualização dos mapas de serviços online.
[Via Ubergizmo]