Food Trucks: a gastronomia sobre rodas chega com tudo ao Brasil

food-trucks

Ainda não sabe o que é um Food Truck? Nunca ouviu falar desse novo movimento urbano nem foi em algum desses eventos no Brasil? Então sinto te dizer que está um pouco desconectado das últimas tendências que afloram no asfalto das cidades. Mas não se preocupe, porque nesse post encontrará tudo o que precisa saber sobre essa moda que chega pisando forte no acelerador e que veio para ficar. Veja a seguir alguns que já podem ser encontrados rodando aqui no Brasil e um poco do que eles vendem. Acredite, você vai ficar com fome:


Publicidade


O que é um Food Truck?

Os Food Trucks, “caminhões de comida” em português, são Kombis e trailers devidamente adaptados para preparar e vender comida rápida na rua. Não é nada que foi inventado ontem: os veículos de “street food” são muito comuns nas ruas dos Estados Unidos há algumas décadas. No entanto, claro, esse estilo de gastronomia sobre rodas praticamente acaba de nascer no Brasil e apresenta diferenças substanciais.

A primeira e mais importante é a legislação que foi criada para o comércio de comida em Food Truck, algumas cidades como São Paulo já possuem uma legislação vigente para isso, já outras ainda não possuem uma lei específica mas também não possui nenhuma oposição para esse tipo de comércio em seu código de posturas.

food-trucks_1

food-trucks_2

food-trucks_3

food-trucks_4

food-trucks_5

food-trucks_6


Publicidade


Qual a origem do Food Truck?

A origem dos Food Trucks remete à cidade do Texas no final do século XIX, quando um fazendeiro chamado Charles Goodnight comprou um vagão de trem velho e encheu de conservas, legumes, água e lenha com o objetivo de preparar comida quente ambulante para os Cowboys que, naquela época passavam longas temporadas em grandes extensões desérticas isolados de toda a civilização.

No entanto, a origem mais contemporânea dos Food Trucks remete às cozinhas de rua que instalavam-se durante a noite em grandes cidades como Nova York, Chicago ou São Francisco para dar de comer aos trabalhadores noturnos. Mais tarde, passaram a ser caminhonetes que serviam comida aos trabalhadores de obras, sempre com receitas direcionadas para as diferentes culturas que imigraram ao país.

food-trucks_7

food-trucks_8

food-trucks_9


Publicidade


Porque de repente ficaram tão famosos?

Com a chegada das redes sociais, a cultura gastronômica urbana viveu alguns anos de expansão e reinvenção, que os levou a buscar por fórmulas criativas de vender comida rápida na rua. Todo esse invento também os levou a criar algo divertido: decorar os veículos para que chamem a atenção. Não podemos esquecer que os apps de social media também introduziram a possibilidade de anunciar a localização e o menu do dia de forma simples e gratuita, o que permitiu aos food truckers conseguirem fazer um nome e ganhar adeptos.

Nas principais cidades dos Estados Unidos são organizados festivais gastronômicos onde concentram-se veículos que servem todo tipo de comida sobre rodas, desde o clássico hot-dog até autênticos pratos de chefs. Um fenômeno que foi contagiando outros países como o Brasil, México, Colômbia, Austrália e alguns países europeus como Alemanha e Espanha.

food-trucks_10

food-trucks_11

food-trucks_12

food-trucks_13

food-trucks_14


Publicidade


Como são os food Trucks Made in Brasil?

Os Food Truck chegaram tarde no Brasil, mas com segurança: aprendendo a experiência de outros países, o que supõe um plus para os empreendedores que lançam-se nessa nova linha de negócio. Jovens que investem para comprar um caminhão ou uma Kombi antiga e as adaptam para arrancar nessa deliciosa nova aventura.

Mas seu sucesso deve-se a mais razões: essa moda conhecida com duas super tendências paralelas. Por um lado, o interesse dos consumidores pela comida rápida mas de qualidade, criativa e por um preço “acessível”, pra não falar da crescente demanda por produtos naturais e orgânicos. Por outro lado, o furor pela estética vintage, retrô e tudo o que esteja construído sob os princípios da filosofia Do It Yourself (DIY). Esses dois motivos são as principais bandeiras do movimento Food Truck.

food-trucks_15

food-trucks_16

food-trucks_17

food-trucks_18

food-trucks_19

food-trucks_20


Publicidade


O que são as feirinhas gastronômicas?

O Brasil se encheu dos festivais de Street Food com propostas culinárias para todos os gostos: desde o tradicional hambúrguer, passando por coxinhas, pastéis, churrasquinho e brigadeiros até chegar nos pratos mais internacionais como comida mexicana, japonesa e crepes franceses. Mas essa concentração não somente são apelos gastronômicos como também geram todo um movimento que atrai milhares de pessoas. Estão localizados em ambientes agradáveis e decorados, possuem espaço para que as pessoas possam sentar para comer com música e bebida, é claro.

No Brasil já existem muitas feirinhas espalhadas por diversas cidades com guias de localização e calendários de eventos publicados na web. São Paulo por exemplo, já conta com 6 feirinhas fixas com um ambiente descontraído ao ar livre. Também em Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Recife e Parana é possível experimentar essas delicias sobre rodas.

food-trucks_21

food-trucks_22

food-trucks_23

food-trucks_24

food-trucks_25

[Habitíssimo]


Publicidade


[include slug="edit-post"]
AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

• veja também:

AUTOR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  • • veja também: